sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Lideranças apontam em Sorriso medidas para o plano de desenvolvimento da BR-163

PUBLICIDADE

As lideranças de Sorriso, Lucas do Rio Verde e municípios da região apresentaram hoje diversas propostas para o Plano de Desenvolvimento Sustentável da BR-163, que foi debatido em Sorriso, durante todo o dia, com o secretário Nacional de Desenvolvimento Ambiental, Gilney Vianna (PT) e técnicos de 11 ministérios que formam o Grupo de Trabalho Interministerial, encarregado de fazer audiências públicas em Mato Grosso e Pará. O plano é para proporcionar infra-estrutura no eixo da BR-163 que será asfaltada em 800 km a partir de Guarantã do Norte -divisa de Mato Grosso e Pará- até Miritituba (PA) por onde será escoada a safra agrícola, madeira e outros produtos do Nortão.

Uma das reivindicações apresentadas nesta segunda-feira é para que seja instalado no Nortão um centro tecnológico agropecuário visando capacitar pequenos, médios e grandes produtores e pecuaristas para fortalecer o setor do agronegócio. O centro seria instalado em Sorriso. Também foram apresentadas propostas para que sejam investidos em assentamentos para pequenos agricultores ao longo da rodovia, que sejam tomadas medidas de proteção ambiental e ficou claro que é indispensável dotar as duas regiões com estrutura nas áreas de saúde e educação.

O secretário Nacional de Desenvolvimento Ambiental do Ministério Meio Ambiente, Gilney Vianna, disse ao Só Notícias que o encontro em Sorriso está sendo “altamente positivo. Unimos a sociedade e os governos. Estamos tendo um diálogo franco com propostas viáveis para fecharmos o plano de desenvolvimento da 163”. “O governo é uma parte deste projeto. A sociedade deve participar ativamente apontando as reivindicações para os principais setores”, acrescentou.

Gilney disse estar entusiasmado com a disponibilidade “das pessoas desta região estarem abertas para novas oportunidades negócios que o asfaltamento proporcionará. Precisamos investir na industrialização dos produtos dos agricultores de pequeno porte. Temos que agregar valores e deiar de fornecer a produção apenas in natura”, acrescentou.

O secretário disse ainda que aos poucos o Governo Federal já está ampliando sua representação na região Sul do Pará com unidades do Ibama e Incra, por exemplo.
A licitação para asfaltamento da 163 deve sair em setembro e o consórcio de multinacionais do agronegócio deve investir R$ 1 bilhão na obra.

Os debates do plano sustentável da rodovia prosseguem nesta terça-feira em Sorriso e, posteriormente, será discutido em Guarantã do Norte. Até o dia 18 as audiências serão em municípios paraenses de Santarém, Itaituba, Altamira e São Félix do Xingu, no Pará, e em Sorriso, Apuí, e Novo Progresso

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE