PUBLICIDADE

Duas audiências públicas serão feitas pela câmara para discutir plano diretor de Sinop

PUBLICIDADE

Os vereadores se reuniram na manhã dessa terça-feira (10) para deliberar os trabalhos para aprovação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Sinop. Participaram do encontro o presidente da Câmara, José Pedro Serafini, “Pedrinho”, (sem partido), o segundo secretário, Mauro Garcia (PPS), Chicão do Varejão (PFL), Tião da São Camilo (PMDB), Valdemar Júnior (PPS), Jorge Muller (PSDB), Valdir Sartorelo (PSDB) e Sinéia Abreu (PSDB).

Durante a reunião, que aconteceu no gabinete da presidência, os parlamentares definiram que a Comissão de Obras, Viação e Serviços Urbanos será responsável pela condução dos trabalhos. Outra tomada de decisão foi a realização de duas audiência públicas que serão gerenciadas pela comissão, formada pelos vereadores Tião (presidente), Sinéia (relatora), Mauro (membro) e os suplentes Müller, Cleuza Navarini (PTB), líder do prefeito, e Gilson de Oliveira (PP), vice-presidente da Câmara. Os encontros com a sociedade para discutir o plano acontecerão nos dias 24 e 26 deste mês, às 17 horas, no plenário da Câmara. Vereadores e técnicos da Prefeitura de todas as secretarias envolvidas no processo irão prestar esclarecimentos sobre o que foi traçado no Plano Diretor.

“É importante que a sociedade participe dessas audiências. É a oportunidade de apresentar sugestões que visem melhorar o desenvolvimento ordenado de nosso município visando o futuro”, convocou o presidente da comissão Tião da São Camilo. A realização das audiências será amplamente divulgada na imprensa.

As audiências são uma das exigências do Estatuto das Cidades para a provação do Plano Diretor. E foi justamente a falta de tempo para a discussão com a sociedade o entrave para que o projeto fosse aprovado até hoje, prazo final estipulado pelo EStatuto das Cidades. O Executivo encaminhou à casa o projeto no dia 11 de setembro, menos de um mês para a realização de todos os trabalhos: análise, discussão, audiências, apresentação de possíveis emendas e a aprovação, que deve ser feita em três sessões.

Preocupados com a falta de tempo, o presidente da Câmara, José Pedro Serafini, e o procurador jurídico da casa, Leopoldo Magno La Serra, procuraram o Ministério Público (MP) para buscar uma solução e garantir a aprovação do plano. A orientação dada pela promotora Vivien Thomaz Ility, conforme Pedrinho, foi de que fosse apresentada uma justificativa MP que motivasse a dilação do prazo. Um trabalho que foi feito ainda ontem (10). “Já apresentamos essa justificativa e com as decisões tomadas hoje, acredito que ainda este mês o Plano Diretor de Sinop esteja aprovado”, assegurou.

Baseado na orientação do MP, Pedrinho, assegurou que o município não sofrerá nenhum tipo de sanção do governo federal devido ao fato do projeto não ser aprovado dentro do prazo. “Não há nenhuma lei, não há nada que emperre o repasse de recursos aos municípios caso não tenham aprovado o plano. Não haverá motivos para que o município seja punido como foi divulgado”, garantiu Pedrinho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara de Nova Mutum reduz valor da verba indenizatória

Câmara Municipal de Nova Mutum aprovou, em sessão ordinária,...

MP destina R$ 2,2 milhões para implantar Corpo de Bombeiros em Paranatinga

O Ministério Público do Estado viabilizou R$ 2,2 milhões...
PUBLICIDADE