quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Presidente de fundação deve devolver mais de R$ 50 mil em Nobres

PUBLICIDADE

Em razão de nove irregularidades classificadas como graves e gravíssimas praticadas durante o exercício financeiro de 2006, o Tribunal de Contas de Mato Grosso reprovou as contas anuais da Fundação Nobrense de Esporte e Lazer – FUNOEL, gestão do diretor presidente Paulino Pereira de Almeida. Na mesma decisão, o gestor foi condenado a devolver aos cofres municipais o montante de R$ 51.820,00, correspondentes a 1.972,59 Unidades de Padrão Fiscal – UPF/MT.

O processo foi relatado pelo conselheiro Ary Leite de Campos, que votou também pela aplicação de multas em valores equivalentes a 50 e 20 UPFs/MT, em decorrência da violação de normas constitucional, legal e regulamentar.

A gestão 2006 da FUNOEL foi apreciada em regime de Tomada de Contas, já que a Fundação não prestou contas ao TCE. Na análise feita pelos auditores, foram constatadas nove irregularidades, envolvendo desvio de bens e recursos públicos, inexistência de escrituração contábil, realização de despesas sem a existência de crédito ou recursos orçamentários, despesas empenho prévio, ausência de documentos comprobatórios de despesas.

De acordo com o relatório técnico, a fundação pagou 13º salário sem comprovante de vínculo funcional dos beneficiados, pagamento de salário a várias pessoas sem contrato de terceirização, pagamento de subsídios, vencimentos e vantagens pecuniárias e jetons não autorizadas em lei, concessão irregular de diárias e inexistência do sistema de controle interno.

Outro destaque feito pelos auditores foi o não envio de balancetes e informes mensais obrigatórios e não apresentação das contas anuais ao tribunal. Conforme a decisão aprovada, o gestor Paulino de Almeida terá que comprovar o ressarcimento dos recursos no prazo de 15 dias contados da data de publicação do Acórdão.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE