sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Fidelidade partidária modernizará partidos, avalia cientista político

PUBLICIDADE

O jogo de forças dentro dos partidos políticos vai mudar com a decisão de que os mandatos pertencem a eles e não mais aos políticos, tomada ontem (4) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A avaliação é do cientista político Leonardo Barreto, da Universidade de Brasília (UnB).

“Agora que os parlamentares não têm mais essa opção de sair do partido sem punição, quando entrarem em discordância é natural que busquem uma discussão dentro da legenda, se reposicionem”, diz. Para ele, as estruturas partidárias tendem a se modernizar e se democratizar “por que os parlamentares vão buscar construir suas carreiras dentro das legendas”.

A decisão do Supremo abre possibilidade de perda de mandato para os parlamentares que trocaram de partido após o dia 27 de março, data em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se posicionou a favor da fidelidade partidária. O cientista político lembra que qualquer decisão cabe agora ao TSE, mas considera que a simples ameaça deve conter as trocas de partido. “Eles [parlamentares] sabem o quanto é difícil obter o mandato, o quanto é caro”.

Segundo Leonardo Barreto, o TSE têm se posicionado a favor dos partidos políticos ultimamente. “Se olharmos para a tradição do TSE nesses últimos anos, vamos perceber que grande parte das decisões sempre foram pró-partido”. Além disso, diz ele, o tribunal “tem sido rápido em suas decisões”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE