O Ministério da Justiça empenhou para Mato Grosso, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), recursos no valor de R$ 14.850 milhões que serão empregados para o próximo ano na construção do Presídio de Jovens e Adultos em Várzea Grande. A unidade será a maior do Estado em espaço físico e contará com 421 vagas, sendo 378 coletivas e 43 individuais.
O presídio vai abrigar jovens de 18 a 24 anos e será construído numa área de 12.812,72 metros quadrados, divididos em 21 espaços físicos. “A obra será uma grande conquista para a segurança pública”, afirmou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho.
Segundo o secretário adjunto de Justiça, tenente-coronel Zaqueu Barbosa, a unidade terá uma área de trabalho onde serão realizadas ações de ressocialização dos reeducandos. “A obra é uma política de segurança em busca da redução dos índices de reincidência criminal”, disse Zaqueu.
“No presídio, o jovem em conflito com lei terá tratamento diferenciado com relação à educação e ao trabalho, aumentando as chances de reinserção social”, completou o secretário da pasta, Diógenes Curado Filho.
O projeto já está no serviço de engenharia da Sejusp onde será feita a fundação e o posicionamento da obra no terreno. A verba disponibilizada pelo Depen deve ser liberada até o final do ano quando a secretaria dará entrada ao processo licitatório.