PUBLICIDADE

Comissão avalia mudanças na lei da pesca em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Minerais da Assembléia Legislativa deve se posicionar nos próximos dias sobre a forma de regulamentação do artigo 45 da Lei 9.096 de janeiro deste ano que criou a Política da Pesca no Estado de Mato Grosso. A proposta é de inclusão de dois novos parágrafos ao artigo que trata das penalidades em caso de infrações. Os novos parágrafos – propostos pelo deputado Wagner Ramos (PR) – visam estabelecer um sistema de recuperação das áreas degradadas e danificadas pelo infrator,. “A Lei de Pesca é ótima em controle e prevenção, mas ela não menciona nenhum meio de recuperação dos danos causados à natureza e, por isso, sugerimos a criação do parágrafo primeiro e parágrafo segundo no artigo 45”, justificou Ramos. As mudanças são para reservar 50% das multas aplicadas aos infratores para a recuperação e restauração da área onde ocorreu a infração. E, o segundo, que o infrator deverá participar diretamente das ações de reparação do ato infracional, ações estas determinada pelo órgão responsável e devidamente acompanhado pelos agentes públicos designados, para que seja feito de modo correto e válido.

Para Wagner, “o acréscimo dos referidos parágrafos irá beneficiar diretamente a natureza, pois se ela está sendo destruída por nós homens, é por nossas mão que ela deve ser restaurada”, disse acrescentando que “não basta só proibir e aplicar multas, pois esses crimes estão longe de acabar, devemos é utilizar a presente lei para proibir, fiscalizar, punir e principalmente restaurar”.

O parlamentar acredita que este procedimento servirá também de desestímulo aos infratores que deverão participar diretamente nas operações de restauração, ajudando os agentes ambientais. “Com esse ato de reparação é possível não só a recuperação da área degradada, mas também a recuperação dos infratores,” declarou.

A Comissão de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos e Minerais da Assembléia Legislativa é assim composta: Sérgio Ricardo (presidente), Dilceu Dal Bosco (vice-presidente), Ademir Brunetto, Nilson Santos e Otaviano Pivetta (membros), José Domingos, Chica Nunes, Maksuês Leite, Mauro Savi e Adalto de Freitas (suplentes). Mais informações:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE