segunda-feira, 9/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Câmara de Sorriso suspende votação de projeto do Executivo

PUBLICIDADE

O projeto de lei 77/2009, que solicita com urgência autorização para o Executivo Municipal abrir crédito adicional especial no valor de R$ 135 mil, para implantação em Sorriso do IFMT – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, teve votação suspensa durante a sessão ordinária de ontem .De acordo com o relatório da Comissão de Justiça e Redação, a Lei Orgânica em seu art. 13º, inciso III diz que é de competência exclusiva da Câmara Municipal decidir sobre convênios, consórcios ou acordos que acarretam encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio municipal. Como o Executivo deseja firmar convênio com o Governo Federal (MEC), para implantar o Centro Tecnológico Profissionalizante no município, é necessária a autorização da Câmara para tal.

Baseado nisso, a comissão deliberou pela suspensão da votação do projeto até que o Executivo encaminhe projeto de lei solicitando autorização para firmar o convênio com a instituição. “Há um equívoco do Executivo que assinou convênio sem deliberação da câmara. Isso gera ato de improbidade, pois infringe a Lei Orgânica. O mérito da vinda do IFMT para Sorriso também é da câmara, que além do apoio incondicional dos vereadores, contribui financeiramente para a abertura dos cursos. As aulas já estão acontecendo e a Câmara não aprovou o convênio celebrado entre a prefeitura e o Governo Federal”, explicou Chagas Abrantes, relator da comissão.

Com o parecer em discussão, o líder da oposição, vereador Luis Fábio Marchioro (PDT) se posicionou favorável a suspensão. “Voto favorável pela irregularidade do andamento do IFMT sem aprovação da Câmara. Estamos acostumados a justificar a aprovação dos projetos pela sua grandeza, mas precisamos obedecer nossa legislação. Não queremos prejudicar somente alertar para o erro, já que o Centro Tecnológico é uma busca da Câmara também”, alegou.

O parecer para suspensão da votação foi aprovado por oito votos favoráveis e dois contrários.

O líder de governo, vereador Vanzella (DEM) reafirmou a urgência na aprovação do projeto e sugeriu a realização de uma sessão extraordinária para aprovação da dotação orçamentária. O presidente da Casa, Hilton Polesello (PTB), convocou uma extraordinária a ser realizada nesta quarta-feira (26), às 10 horas

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de alistamento eleitoral de alunos em escolas estaduais de MT será amanhã

Escolas da rede estadual de Mato Grosso participam, nesta...

Câmara de Nova Mutum analisa projeto que proíbe corte de água sem aviso prévio

Os vereadores Anderson Mantovan (União) e Carmem Casagrande (União)...

MP recomenda para prefeitura suspender alvará de empreendimento em Sorriso

A prefeitura de Sorriso informou que recebeu a notificação...
PUBLICIDADE