PUBLICIDADE

Câmara e Senado iniciam recesso

PUBLICIDADE

Deputados e senadores entraram em recesso parlamentar na última sexta-feira e só voltam às atividades legislativas no próximo dia 3 de agosto, uma segunda-feira. Oficialmente os trabalhos deveriam reiniciar no dia 1º mas, como é sábado, a reabertura das atividades passa para o primeiro dia útil seguinte. Neste primeiro semestre do ano, algumas denúncias envolveram os deputados, principalmente sobre o abuso no uso das cotas de passagens aéreas e na chamada verba indenizatória, a que cada parlamentar tem direito mensalmente, no valor de R$ 15 mil. Diante das denúncias foram tomadas diversas medidas pela presidência da Câmara com o intuito de dar mais transparência aos gastos.

Na questão das passagens houve uma redução na cota mensal e também a definição de regras, que estabelecem que essa cota é de uso exclusivo do parlamentar ou de assessor em serviço, autorizado pela Câmara. No caso da verba indenizatória, não houve redução no valor, mas foram estabelecidas regras mais rígidas para o uso e comprovação dos gastos do dinheiro.

O caso mais grave nas denúncias foi em relação ao deputado Fábio Faria (PMN-RN), que usou parte de sua cota de passagens para levar artistas a um carnaval fora de época em Natal. O parlamentar devolveu o dinheiro aos cofres da Câmara e a representação movida contra ele foi arquivada. Sobre a verba indenizatória, o deputado Edmar Moreira (sem partido-MG) chegou a ter uma representação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Os dois primeiros relatores do processo contra o parlamentar mineiro chegaram a pedir punição. Um deles propôs a cassação do mandato do parlamentar e o outro pediu uma suspensão das atividades parlamentares. Os dois pareceres foram rejeitados. O último relator do caso pediu e o conselho aprovou o arquivamento do caso. Moreira usou a verba indenizatória para pagar serviços de segurança pessoal a empresa de sua propriedade.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE