PUBLICIDADE

Sorriso sedia audiência pública sobre zoneamento

PUBLICIDADE

A Assembléia Legislativa de Mato Grosso em parceria com a Prefeitura de Sorriso realiza audiência pública sobre o Zoneamento Socioeconômico Ecológico. O evento terá inicio nesta quinta-feira, às 9h, no Palco "A" do CTG Recordando os Pagos. Cumprindo a metodologia estabelecida pela Assembléia Legislativa (AL), serão dois dias de seminários, quinta e sexta-feira e no sábado, a audiência pública.

Para conduzir os debates, a assembléia aprovou a criação da Comissão Especial do Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico, presidida pelo deputado Dilceu Dal"Bosco (DEM) e que tem como relator, o deputado José Riva (PP).

O objetivo maior desta Comissão é organizar as decisões de agentes públicos e privados quanto aos planos, programas de governo e atividades que utilizem recursos naturais, orientando os municípios. Também busca metodologias para estabelecer áreas prioritárias de conservação da biodiversidade, da água e do solo.

Mais uma bússola de planejamento e de políticas públicas do que uma imposição legal, o Zoneamento Sócio-Ecológico Econômico é alvo hoje de um projeto de lei, o nº 273/2008, que "Institui a Política de Planejamento e Ordenamento Territorial do Estado de Mato Grosso", que visa reforçar a importância de cada região.

O zoneamento deve se transformar no mais importante instrumento de estruturação dos setores florestais, madeireiro, pecuário, de agricultura, mineração, pesca e todos que exploram a natureza.

Participarão dos trabalhos o setor produtivo e sociedade civil organizada, dos municípios de Sorriso, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Lucas do Rio Verde e Tapurah.

O zoneamento foi requisitado pelo governo federal aos nove estados que compõem a Amazônia Legal: Acre, Rondônia, Amapá, Amazonas, a metade oeste do Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins. A meta é concluir o zoneamento em todos os estados da Amazônia Legal até o final deste ano. Em Mato Grosso os debates estão avançados. O parlamento trabalha com o objetivo de aprovar o projeto ainda neste primeiro semestre de 2009.

De acordo com o Decreto Federal 4.297/2002 – que estabeleceu critérios para o Zoneamento Ecológico-Econômico do Brasil (ZEE), a União só reconhecerá os ZEE estaduais "para fins de uniformidade e compatibilização com as políticas públicas federais" desde que tenham sido aprovados pelas Comissões Estaduais do ZEE e pelas Assembléias Legislativas. Esse reconhecimento será feito pela Comissão Coordenadora do ZEE do Território Nacional, ouvido o Consórcio ZEE Brasil.

Por isso, com o objetivo de dar conhecimento técnico sobre o ZSEE, a Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso aprovou a criação da Comissão Especial do Zoneamento Sócio-Econômico, que trabalha em um processo de debates públicos em todo o estado, realizando diversos seminários técnicos e audiências públicas, nas cidades pólos das regiões de planejamento. A discussão contribuirá para a consolidação do ZSEE como um instrumento de gestão legitimado social e politicamente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE