sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Menos de 5% de eleitores regularizaram títulos em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Um balanço preliminar divulgado pela Justiça Eleitoral revela que poucos eleitores de Mato Grosso procuraram os cartórios até a quinta-feira para regularizarem-se e não terem os títulos cancelados. Dos 15.354 que não votaram nos três últimos pleitos ou também não apresentaram justificativa pela ausência, somente 615 quitaram as pendências, o que representa um universo de aproximadamente 4%, percentual abaixo do esperado.

Os números ainda estão sujeitos a mudanças porque foram emitidos a partir das informações apresentadas pelos cartórios no Estado. O balanço não cita, por exemplo, em quais cidades houve a maior procura do eleitorado em busca das regularizações. A justiça divulgará, na próxima semana, relatório final com o total de títulos que será cancelado.

Para ficar em dia com basta ao cidadão procurar os postos de atendimento, a partir de 16 de fevereiro. Uma multa de pouco mais de R$10,50 estava sendo recolhida. A situação de Mato Grosso não é a única perante o cenário nacional que demonstrou o baixo índice de regularizações.

Na Bahia, por exemplo, dos 37.302 eleitores cujos títulos estavam sujeitos ao cancelamento, somente 990 foram regularizados, o que representa índice pouco superior a 2,60%. Em São Paulo, dos 154.513 passíveis, 6.503 procuraram a Justiça. No Rio de Janeiro, aponta a Justiça Eleitoral, havia 60.283 eleitores irregulares. Destes, 1.819 não mais correm o risco de ‘perder’ o documento.

Quando vistos os números do cenário nacional, a estatística, até o momento, aponta que dos 582.828 eleitores cujos títulos seriam cancelados, 22.859 quitaram as pendências.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar prende dois acusados de duplo homicídio em Mato Grosso

Um homem e uma mulher, suspeitos de duplo homicídio,...

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...
PUBLICIDADE