PUBLICIDADE

Câmara acata recurso de deputado e PEC dos Vereadores pode sair

PUBLICIDADE

Os suplentes de vereadores em todo o Brasil já tem pelo menos um motivo para comemorar. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou agora há pouco o recurso do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), contrário a recusa da Mesa Diretora em relação a PEC dos Vereadores. A posição da CCJ pede o aumento imediato do número de vereadores no País. Ao todo serão criadas 7,343 novas cadeiras de vereadores, aumentando de 51.748 para 59.791. Caso a emenda seja realmente promulgada, em Cuiabá serão eleitos: Marcus Fabrício (PP), Roosevelt Coelho (PSDB), Alencar Farina (PT), Júlio Pinheiro (PTB), Antônio César da Silva (PRTB) e Gildeci Pinheiro.

Em dezembro do ano passado, o então presidente Arlindo Chinaglia (PT-SP), reportando decisão unânime da Mesa, recusou assinar a promulgação do texto aprovado no Senado na forma da PEC 20/08 – decisão mantida pelo atual presidente, Michel Temer (PMDB-SP). Como Senado dividiu a proposta em duas, excluindo o limite de gastos com a ampliação das vagas nas câmaras municipais, a Mesa entendeu que a matéria sofrera alterações substanciais, o que inviabilizaria a promulgação.

Durante a sessão, Antes de aprovar o recurso de Arnaldo, que recebeu parecer favorável do relator da matéria, Flávio Dino (PCdoB-MA), a CCJ rejeitou requerimento do deputado Índio da Costa (DEM-RJ), que pretendia retirar o assunto da pauta de deliberações do colegiado.

“Parece-nos, assim, indiscutível, a necessidade de separar os dois dispositivos para permitir, de um lado, a promulgação da parte da proposição sobre a qual há consenso [ampliação das vagas], e, de outro, a continuidade da tramitação daquela que está a exigir aperfeiçoamento [limite de gastos]”, defendeu o relator.

Já o petista José Eduardo Cardozo (SP) considerou “um golpe” a aprovação do parecer na CCJ. Ele explica que, com a decisão, cai por terra a exigência regimental de quorum qualificado (três quintos dos deputados) para aprovação de PECs em plenário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria atende mais de 13 mil pessoas em Mato Grosso

Gerenciado pela secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania...

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...
PUBLICIDADE