PUBLICIDADE

CNJ começa investigar pagamentos para juízes em MT

PUBLICIDADE

A Corregedoria Nacional de Justiça publicou nesta terça-feira a portaria 104, que determina a realização de inspeção no Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) para apuração de irregularidades no pagamento de créditos a magistrados do TJMT. A inspeção deverá ser realizada em Cuiabá a partir do próximo dia 24. A decisão foi motivada por duas reclamações disciplinares que chegaram ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A portaria do CNJ determina a abertura de inspeção para apurar a origem de verbas pagas aos magistrados e a ordem na realização dos pagamentos. Há indícios de equívocos no pagamento e de beneficiamento da entidade maçônica Grande Oriente do Estado do Mato Grosso. Em 30 dias, as conclusões da inspeção deverão ser apresentadas.

A principal reclamação disciplinar foi encaminhada pelo corregedor-geral de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargador Orlando de Almeida Perri. O magistrado decidiu encaminhar ao CNJ o procedimento investigatório criminal 005/2007 que contém relatório que investigava “várias práticas ilegais na emissão de ordens de pagamentos de créditos, em proveito dos magistrados que integravam a administração do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso na gestão 2003/2005”.
No processo, o corregedor Orlando Perri diz que, por se tratar de uma investigação que envolvia desembargadores e juízes “com notório prestígio e influência” no Tribunal seria mais conveniente que as investigações fossem feitas pelo CNJ. O relatório do corregedor de Justiça do Estado afirma que alguns magistrados teriam recebido, em janeiro de 2005, 14 verbas que totalizavam R$ 1,07 milhão. Os referidos pagamentos teriam sido autorizados pelo presidente do TJ na época, desembargador José Ferreira Leite.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT inaugura nova sede do laboratório central de saúde pública; R$ 34 milhões

O governador Mauro Mendes (União) e autoridades participaram da...

Prefeitura de Nova Mutum define venda de lotes em distrito industrial

Foi lançado, pela prefeitura, chamamento público que oferece 12...

Prefeitos de Nova Mutum e Barra destacam empenho de Virginia para realizar obras

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, reconheceu a...

Mato Grosso recebe nota A+ do Tesouro Nacional pelo 2º ano consecutivo

A gestão fiscal responsável, eficiente e transparente do Governo...
PUBLICIDADE