quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Lucas: Blairo diz que ministra garante ferrovia no PAC 2

PUBLICIDADE

O secretário executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse agora há pouco, em audiência pública sobre a Ferrovia Centro Oeste, em Lucas do Rio Verde, que o governo priorizará a construção de ferrovias para ter logística forte visando escoar a produção de grãos, carne, madeira e trazer insumos até os Estados produtivos, proporcionando redução nos custos de transporte. Afirmou que o atual governo vai priorizar a conclusão de todo o processo burocrático, até o final do ano, para que o próximo governo possa iniciar as obras e, em 2 anos, os trilhos “cheguem” a Lucas do Rio Verde. A construção deve começar por Uruaçu (GO) e, até Lucas, serão 1004 km de trilhos. A extensão total, “terminando” em Porto Velho (RO) é de 1,6 mil km, com investimentos de R$ 6,2 bilhões e planejada para ficar pronta em 4 anos. Mas, para sair do papel, ainda é preciso o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) aprovar licenciamento ambiental e o estudo de impacto. A ferrovia poderá escoar, quando estiver em funcionamento, cerca de 26 milhões de toneladas de grãos, de acordo com levantamento de entidades ligadas ao agronegócio.

O governador Blairo Maggi, em seu discurso, disse que a ferrovia é de extrema importância para Mato Grosso. Ele afirmou que a ministra e presidenciável petista Dilma Roussef (Casa Civil) lhe telefonou informando “que a obra estará garantida no PAC 2″. Ainda não foi definido quando o governo deve marcar as licitiações. Dilma iria a audiência em Lucas mas cancelou a visita, no sábado. Blairo disse que é preciso pensar em soluções futuras e exemplificou que Mato Grosso tem, atualmente, 8,7% de sua área sendo usada para produção. É possível triplicar a produção sem derrubar mais uma árvore”, afirmou, em entrevista coletiva.

Ainda se referindo a questão ambiental, Blairo, em seu discurso, reforçou a necessidade de continuar produzindo com preservação ambiental. E brincou sobre o prêmio “moto serra de ouro” que lhe foi concedido, há alguns anos, devido o Estado estar no topo dos desmates. “Este prêmio não é somente meu é de vocês também”, disse, sorrindo, referindo-se a dezenas de produtores que também estavam na platéia.

O governador também anunciou, em Lucas, que saiu a licença ambiental para obras de duplicação das BRs-163/364 entre o Posto Gil e Rondonópolis onde serão investidos R$ 640 milhões. Por estas rodovias é escoada praticamente toda a safra agrícola de Mato Grosso.

Cerca de 250 lideranças políticas, empresariais e do agronegócio assistiram, na Faculdade La Salle, a apresentação do projeto da Ferrovia Centro Oeste. A senadora Serys Slhessarenko, o presidente do DNIT, Luiz Pagot, o vice-governador Silval Barbosa, o presidente da Assembleia, José Riva, prefeitos de diversas cidades da região, presidentes da Famato, Aprosoja, sindicatos rurais e associações comerciais também participaram. O seminário foi organizado pelo DNIT juntamente com a prefeitura de Lucas do Rio Verde. “A ferrovia, dentre tantos outros benefícios, será um marco na história de Lucas”, comemorou o prefeito Marino Franz.

(Atualizada às 13:09h)

Leia ainda
Lucas: produção do Nortão viabiliza ferrovia, aponta Aprosoja
Lucas: traçado de nova ferrovia cortará 59 municípios
Lucas: Pagot diz que ferrovia reduzirá custos de produção

Sérgio Passos e Blairo ( Só Notícias/Cleverton Neves)

Blairo, Sergio Passos e José Riva (Só Notícias/Cleverton Neves)

Silval, Blairo e Sergio Passos (foto: Ednilson Aguiar)

Pagot discursa na abertura da audiência pública (Só Notícias/Cleverton Neves)

Blairo e Pagot ( Só Notícias/Cleverton Neves)

Llideranças conhecem projeto da ferrovia (foto: Ednilson Aguiar)

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE