quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Governo atrasa novamente repasse de ajuda financeira para municípios

PUBLICIDADE

Previsto para ser feito hoje (20), o repasse da última cota do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) foi adiado pela quarta vez. De acordo com o Ministério da Fazenda, o atraso na edição de uma medida provisória (MP) com créditos extraordinários no Orçamento Geral da União de 2010 provocou o adiamento e o Banco do Brasil, responsável pela operação dos repasses, pediu 48 horas para fazer o pagamento.

Em nota, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) afirmou que a equipe econômica prometeu fazer o pagamento na sexta-feira (22). O ministério, no entanto, informou que a data ainda não está definida porque o repasse ainda depende da elaboração da MP.

O Apoio Financeiro aos Municípios é uma ajuda que o governo federal concedeu às prefeituras no ano passado para compensar a redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios. Com a queda da arrecadação provocada pela crise econômica, a União diminuiu as transferências para os estados e municípios.

Ao todo, o governo federal pagou quatro cotas do AFM – em maio, junho, julho e outubro – que somaram cerca de R$ 2 bilhões. Faltaram, no entanto, R$ 554 milhões referentes à última cota do repasse correspondente a setembro de 2009. Isso porque, pela lei que criou a ajuda financeira, a União tem de cobrir exatamente a diferença entre os repasses do Fundo de Participação dos Municípios de 2009 e de 2008.

Inicialmente, a previsão era que o pagamento ocorresse no fim de outubro, mas a data foi adiada três vezes. O repasse foi anunciado para o início de dezembro. Depois, a data passou para o final do mês e foi novamente transferida para hoje.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE