PUBLICIDADE

Projeto propõe regras simplificadas na regularização de terras em MT

PUBLICIDADE

Deputados estudam mudar a lei 9.451/2010, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) a proceder à regularização de terras públicas às pessoas físicas ou privadas em todo o Estado. O projeto foi apresentado pelas lideranças partidárias na Assembleia Legislativa. A proposta modifica o inciso primeiro, do artigo terceiro. Pela nova redação, o Intermat deverá adotar procedimento sumário de regularização, com regras simplificadas, para que o Legislativo proceda à análise, de acordo com o previsto no artigo 327 da Constituição Estadual de 1989.

Esse artigo define que a "alienação ou a concessão, a qualquer título, de terras públicas à pessoa física ou jurídica, ainda que por interposta pessoa, dependerá de prévia aprovação da Assembleia Legislativa, salvo se as alienações ou as concessões forem para fins de reforma agrária".

Já o artigo terceiro, da lei em vigor, estabelece que o Estado de Mato Grosso, por meio do Intermat, está autorizado a receber a doação feita pela União, por meio da lei 12.310, de 19 de agosto de 2010. "A lei em vigor tem causado entendimentos diversos entre a Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria de Desenvolvimento Rural acerca da remessa dos processos à Assembleia Legislativa. Tal entendimento coloca a norma em posição de inconstitucionalidade", diz trecho da justificativa das lideranças partidárias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Quatro deputados federais de Mato Grosso se posicionam contra reforma administrativa

Quatro dos oito deputados federais representantes de Mato Grosso...

Justiça mantém mesa técnica do TCE sobre o transporte em Várzea Grande

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso suspendeu, ontem,...
PUBLICIDADE