segunda-feira, 9/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Prefeito de Cuiabá admite entregar obras do PAC ao governo

PUBLICIDADE

Por conta de incapacidade financeira, o prefeito Chico Galindo (PTB) admite repassar a execução de três lotes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ao governador Silval Barbosa (PMDB). O motivo é a defasagem de preços em relação ao projeto original assinado em 2007 o que leva ao acréscimo de R$ 15 milhões. "A Prefeitura não tem esse dinheiro e não vejo outra alternativa senão repassá-los ao Estado, até porque, ninguém está preocupado com vaidade política, mas em beneficiar a população com a conclusão de obras essenciais", afirmou.

O assunto já vem sendo tratado com a cúpula do Palácio Paiaguás. Ontem, Galindo recebeu em seu gabinete para uma rápida reunião o secretário de Cidades, Nico Baracat, que não vê problema algum do Estado assumir obras do PAC 1. A legalidade deste procedimento administrativo já é estudado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) em parceria com a Procuradoria Geral do Município.

As obras que deverão permanecer com o Estado são o lote 1 que trata da ampliação do sistema de tratamento e distribuição de água, que por sua vez está ligado a Estação de Tratamento de Água (ETA) Tijucal; duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e outra estação elevada de tratamento de água e esgoto. Os outros projetos que somados ultrapassam R$ 200 milhões e envolvem obras de pavimentação asfáltica e habitação continuarão com a responsabilidade do município. "Os demais já estão licitados e estamos aguardando a liberação da CEF", informou Galindo.

Os três lotes que deverão ser repassados ao Estado estavam na responsabilidade do grupo de empreiteiras que compõem o Consórcio Cuiabano, envolvida num suposto esquema de fraude em licitações desarticulada pela Polícia Federal na Operação Pacenas, arquivada pela Justiça Federal por falhas no andamento processual. Após a prisão dos empresários, as obras permaneceram interrompidas, o que leva a uma diferença de preço nos materiais, dificultando a retomada.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de alistamento eleitoral de alunos em escolas estaduais de MT será amanhã

Escolas da rede estadual de Mato Grosso participam, nesta...

Câmara de Nova Mutum analisa projeto que proíbe corte de água sem aviso prévio

Os vereadores Anderson Mantovan (União) e Carmem Casagrande (União)...

MP recomenda para prefeitura suspender alvará de empreendimento em Sorriso

A prefeitura de Sorriso informou que recebeu a notificação...
PUBLICIDADE