PUBLICIDADE

Quem não justificar voto até dia 6 terá várias restrições

PUBLICIDADE

Termina no próximo dia 6, o prazo para os eleitores que não votaram no primeiro e segundo turno das eleições justificarem a ausência. O eleitor deve preencher gratuitamente em qualquer cartório eleitoral um requerimento de justificativa. É necessário o número do título e um documento com foto. O documento também está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O eleitor que não justificar fica impedido de tirar passaporte, inscrever-se em concurso ou prova para cargos públicos, investir-se ou empossar-se neles, e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras. Caso fique três eleições sem votar e não apresentar justificativa, considera-se cada turno uma eleição, o título será cancelado.

Conforme Só Notícias informou no primeiro turno, Mato Grosso teve o maior índice de abstenção, em todo o país. Aproximadamente 2,1 milhões de eleitores aptos, 18,17% não compareceram, o equivalente a 394,4 mil pessoas. O índice foi superior ao percentual nacional, de 16,41%. Isto significa que 22,7 milhões dos 138,5 milhões de eleitores brasileiros aptos não votaram. Só em Sinop, foram 17.179 eleitores ausentes. Já em Alta Floresta foram 7.823; em Sorriso, 7.617; Lucas do Rio Verde, 6.033 e Nova Mutum 3.781. Na capital, 65.514. Em Cuiabá, são cerca de 397,6 mil eleitores e aproximadamente 74,7 mil não compareceram às urnas no dia 28 de outubro, segundo turno das eleições municipais. Entre os que exerceram o direito à escolha do novo prefeito, 3,9 mil decidiram votar em branco, enquanto 8,4 mil anularam o voto.

No Brasil, 6 milhões dos 31,7 milhões de eleitores aptos a votar no segundo turno das eleições municipais faltaram às urnas. Com quase 100% das urnas apuradas, o número indica que a abstenção no segundo turno ultrapassou 19%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE