PUBLICIDADE

Metade dos deputados federais de MT nasceu no Estado, aponta estudo

PUBLICIDADE

Dos oito deputados federais eleitos para representar o Estado no Congresso Nacional, apenas quatro são mato-grossenses natos. O levantamento, feito pelo Congresso em Foco, aponta que esta é uma característica cada vez mais comum no parlamento nacional, o de deputados representando estados pelos quais não nasceram. Dos 677 deputados que passaram pelo Parlamento, no ano passado, 198 (29%) foram “importados” de outras unidades federativas.

Os deputados federais nascidos em Mato Grosso são: Valtenir Pereira (PSB), nasceu em Jaciara; Wellington Fagundes (PR), em Rondonópolis; Júlio Campos (DEM), em Várzea Grande; e Carlos Bezerra (PMDB), em Chapada dos Guimarães. Já os parlamentares mato-grossenses que nasceram em outros estados são: Homero Pereira (PSD), nasceu em Adamantina (SP); Eliene Lima (PSD), em Tiros (MG); Pedro Henry (PP), em Santo André (SP); e Nilson Leitão (PSDB), em Cassilândia (MS).

Três suplentes de deputados também participaram de ações no Congresso Nacional, no ano passado, e entraram na estatística. Os três suplentes também foram “importados” de outros estados. São eles: Roberto Dorner (PSD), nasceu em Bom Retiro (SC); Cabo Juliano (PSB), em Itumbiara (GO); e Neri Geller (PP), em Selcach (RS).
Há também um caso inverso. O deputado federal Lindomar Garçon (PV) nasceu em Rondonópolis, mas defende os interesses do estado de Rondônia.

As regiões Centro-Oeste e o Norte são as únicas em que o número de parlamentares advindos de outros estados (61% e 51%, respectivamente) supera o de nativos. De acordo com a reportagem do Congresso em Foco, em Rondônia, esse índice chega a 100%. Nenhum dos representantes rondonienses nasceu no território.

Senado – Já no caso dos senadores é diferente. Apenas Blairo Maggi (PR) não nasceu em Mato Grosso. Ele é natural de Torres (RS). Já Pedro Taques (PDT) e Jayme Campos (DEM) são de Cuiabá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE