PUBLICIDADE

Câmara aprova projeto de Leitão sobre direitos autorais pagos ao Ecad

PUBLICIDADE

O plenário da Câmara dos deputados aprovou, esta noite, projeto de lei n° 5901/2013 que trata da arrecadação de direitos autorais. O texto estabelece regras de transparência na arrecadação e distribuição dos recursos de direitos autorais pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, órgão brasileiro responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos seus autores.

O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) apresentou a redação do PL uma emenda, que foi apreciada e aprovada, onde isenta a cobrança da taxa da execução pública de obras quando o evento tiver finalidade filantrópica, de utilidade pública com objetivo beneficente.

A emenda de iniciativa do deputado resguarda o direito autoral e fomenta as ações beneficentes por milhares de entidades sociais que cumprem o papel de terceiro setor. Trata-se de igrejas, templos, comunidades rurais, clubes de serviços, associações, em caráter civil, e voluntários, que se dedicam exclusivamente em prol da inclusão social a serviço dos mais necessitados.

O projeto obriga o Ecad a divulgar seus estatutos e alterações, apresentar relatórios de atividade e realizar auditorias externas. Também será obrigado a publicar na internet as fórmulas utilizadas para calcular o quanto será arrecadado e como esse recurso será distribuído.

Distribuição dos recursos

Segundo o texto do projeto, a parcela destinada aos autores pela distribuição e demais titulares de direitos não poderá, em um ano da data de publicação da lei, ser inferior a 77,5% e será acrescida por 2,5% ao ano.

Com essa nova orientação, os valores arrecadados, em um período de quatro anos, será repassado aos autores em uma porcentagem de 85% do recolhido.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE