PUBLICIDADE

Silval determina que Secopa repasse informações sobre o VLT a juiz

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa (PMDB) determinou as Secretarias da Casa Civil, sob a responsabilidade de Pedro Nadaf e Secopa, de titularidade de Maurício Guimarães o cumprimento das determinações judiciais perpetradas pelo juiz federal Julier Sebastião da Silva que exige o cumprimento das ordens emanadas em decisão judicial de agosto de 2012 que liberaram as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) mediante a prestação de contas dos recursos liberados e as medições das obras executa- das como condição ‘sine qua non”.

Uma das maiores obras da Matriz de Responsabilidade da Copa de 2014, assinada pelo governo federal, Estado de Mato Grosso e Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, o VLT está orçado em R$ 1,4 bilhão para dois corredores de quase 23 quilômetros e que está sendo executado através de processo licitatório pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC). A questão prazo e custo levou os Ministério Públicos Federal e Estadual a apresentarem uma ação civil pública liminarmente acatada pela Justiça Federal sob alegação de falta de planejamento e gastos desnecessários.

A decisão tomada pelo juiz federal Marllon Sousa, que mais tarde seria revogada pelo também juiz Julier Sebastião da Silva que condicionou a liberação a obrigação do governo do Estado, da Secretaria Extraordinária da Copa e do Consórcio VLT Cuiabá vencedor do RDC de apresentar mensalmente relatórios da execução das obras e dos custos efetivamente empregados.

A decisão de Julier acabou sendo referendada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1a Região quando apreciou recursos dos Ministérios Públicos descontentes com a revogação intentada pelo juiz federal da 1a Vara em Mato Grosso.

Mesmo assim, a Secretaria da Copa não cumpriu a determinação judicial de prestar contas efetivas do andamento da obra e das despesas efetivamente confirmadas, o que levou o magistrado em decisão datada do dia 2 de abril, a conceder um prazo de cinco dias para a juntada dos documentos sob pena de novamente suspender a execução das referidas obras do VLT.

“Já determinei que em 48 horas, portanto, antes do prazo determinado pelo juiz as informações sejam prestadas como estabelece a sentença judicial”, disse o governador Silval Barbosa para os secretários Pedro Nadaf e Maurício Guimarães.

TCE-MT – Hoje na parte da tarde o governador se reunirá com os conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso para oficializar a entrega do Balanço Geral do Estado de Mato Grosso referente a 2012 cumprindo assim prazo estipulado nas Constituições Federal e Estadual e deverá aproveitar para discutir quais medidas serão adotadas pelo governo do Estado para corrigir os prazos atrasados na execução de obras conforme relatório publicado pelo conselheiro Antônio Joaquim que é o relator das contas da Secretaria da Copa do Mundo.

Os conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso já demonstraram recentemente ao governador Silval Barbosa a preocupação em relação ao atraso em algumas obras, o que permitiu ao governador cobrar da empresas o cumprimento dos prazos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Aprovado projeto do governo de Mato Grosso alterando cadastro de pedófilos

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram por unanimidade,...

Lula volta a Mato Grosso esta semana para lançar programa e entregar maquinários

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

Deputada de Mato Grosso protocola pedido de CPI mista para investigar fraudes no INSS

Foi protocolado nesta segunda-feira o pedido para a instalação...

TCE detecta falhas em 81% dos municípios mato-grossenses na prevenção a desastres naturais

Considerando que 81% dos municípios não adotam medidas eficazes...
PUBLICIDADE