sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Governo vai retomar mais 16 obras da copa em Cuiabá e Várzea Grande

PUBLICIDADE

O governo do Estado assina mais 16 Termos de Ajustamento de Gestão (TAG) com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para retomada das últimas obras da Copa do Mundo. A formalização da parceria será amanhã, a partir das 9h, no auditório da Arena Pantanal. Também assinam os documentos representantes das empresas construtoras. Até o momento, oito TAGs já foram formalizados.

Com vigência de 18 meses, os TAGs viabilizarão ao Estado a retomada das obras de forma segura tanto nos âmbitos jurídicos, como também administrativos. Dessa forma, a conclusão das construções será desenvolvida de forma regular e obedecendo os padrões de qualidade exigidos nos projetos e junto às normativas técnicas.

Dos contratos que serão objetos dos Termos de Ajustamento de Gestão estão: construção do Complexo Viário da FEB; implantação da Trincheira Trabalhadores-Jurumirim; construção da Trincheira Mário Andreazza; duplicação da Avenida Archimedes Pereira Lima; restauração de ruas no entorno da Arena Pantanal (Lotes I e II); implantação do sistema de iluminação LED em travessias de Cuiabá e Várzea Grande; implantação da Avenida Parque do Barbado; retaludamento do Morro do Despraiado; construção dos COTs UFMT e do Pari; implantação do sistema de tecnologia da Arena Pantanal; instalação de imobiliário esportivo da Arena Pantanal; construção do Complexo Arena Pantanal; e reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Cândido Rondon.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto, a formalização dos TAGs compreende mais uma etapa da retomada das obras da Copa do Mundo. O trabalho de verificação dos contratos teve início junto à Secretaria no mês de fevereiro, quando por meio do decreto 018/2015, o governador Pedro Taques autorizou a retomada das obras de infraestrutura vinculadas à antiga Secopa.

Dentre as ações desenvolvidas pela Secid para dar andamento às construções foram realizadas verificações em todos os contratos, como também a repactuação dos cronogramas físicos e financeiros de cada uma das obras. Além das ações administrativas, relatórios elaborados pelo setor de fiscalização, empresas supervisoras e órgãos controle, como Tribunais de Contas do Estado e União, e ainda Ministério Público de Mato Grosso (MPE), apontaram a necessidade de adoção de medidas para conclusão regular e legal das mesmas.

Conforme o levantamento realizado pela Secid, em mais de 90% dos contratos foram encontradas inconsistência. Tal situação impediu o devido andamento das obras. Dentre os apontamentos mais graves estão o vencimento de contratos ainda na antiga gestão estadual, a ausência de pagamentos para empresas, saldos a executar, além de processos de penalidades pendentes. Diante de tal situação, ficou acordada a formalização dos TAGs.

Após a assinatura dos termos, os cronogramas físicos e financeiros de cada uma das obras serão encaminhados ao TCE-MT, que será responsável pela análise técnica dos documentos. Com a conclusão desta etapa, as ordens de serviços serão assinadas pelo Estado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE