PUBLICIDADE

Secretaria pede inclusão do nome de Silval Barbosa na lista da Interpol

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) encaminhou o nome do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) para que seja incluso na lista de procurados da Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol. O pedido foi assinado pelo titular da pasta, Mauro Zaque.

Desta forma, assim que a Interpol colocá-lo na lista (ainda não está), Silval não poderá passar por aeroportos internacionais que será preso. A organização policial tem representação em 190 países, incluindo o Brasil.

Silval Barbosa está com um mandado de prisão preventiva decretado, desde a última terça-feira. No entanto, até o momento, não foi encontrado e é considerado foragido da justiça. Ele é investigado na operação Sodoma, que apura informações sobre crimes na concessão de incentivos fiscais para empresas no Estado, por meio de pagamento de propina.

A defesa de Silval ingressou com um habeas corpus no Tribunal de Justiça de Mato Grosso na tentativa de reverter o mandado de prisão. O pedido foi distribuído e está em análise pelo desembargador Alberto Ferreira de Souza, que ainda não apreciou o pedido.

Nesta mesma operação, os ex-secretários de Estado de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf, e de Fazenda, Marcel de Cursi, foram presos e estão no Centro de Custódia da capital. Ontem, oito pessoas foram conduzidas coercitivamente à Delegacia Fazendária, que conduz a investigação. Os conduzidos são pessoas beneficiadas com cheques entregues pelo ex-secretário Pedro Nadaf, que teria recebido R$ 2,6 milhões do empresário colaborador das investigações, em propina para manutenção de benefícios via o Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso, o Prodeic, vinculado à antiga Secretaria de Estado de Indústria Comércio, Minas e Energia (Sicme).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE