PUBLICIDADE

Taques afirma que será um soldado do PSDB para mudar o país

PUBLICIDADE

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, iniciou a coletiva com a imprensa, antes do ato de filiação, afirmando que o governador Pedro Taques é um dos homens mais respeitados do país e, por isso, foi bastante cobiçado por várias legendas quando anunciou que deixaria o PDT. Já Taques afirmou que será um “soldado” do PSDB para mudar o Brasil.

O senador José Serra enalteceu a postura de Pedro Taques afirmando que ele é íntegro e competente. O governador do Paraná, Beto Richa, afirmou que o partido está de parabéns por conseguir atrair a confiança de um homem como Taques.

Já o governador do Pará, Simão Janene, lembrou do momento de crise que o país atravessa, defendeu a união de políticos com capacidade de entender que o país precisa de mudanças. O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, ressaltou o perfil de Pedro Taques que está pensando no bem da população e que a legenda vai buscar o resgate da classe política.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, afirmou que o Bloco do Brasil Central se fortalece com a entrada de Pedro Taques no PSDB. Já o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ressaltou que Taques vai engrandecer o partido e aumenta a confiança do trabalho por um país melhor.

Após um pequeno tumulto durante o deslocamento das autoridades, o ato teve início com a execução do Hino Nacional. Logo após, foram exibidas cenas do filme Diretas Já e os presentes fizeram uma homenagem à Dante de Oliveira, o último governador tucano de Mato Grosso. A mãe de Dante, Maria de Oliveira, foi uma das homenageadas.

Em seguida, foi a vez do deputado federal Fábio Garcia (PSB) discursar em nome do prefeito de Cuiabá e aliado de Taques, Mauro Mendes (PSB). Já o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), ressaltou que a presença de Taques entre os tucanos vai ajudar o partido a colocar o país no caminho certo. A ex-deputada federal Thelma de Oliveira, por sua vez, se disse satisfeita e alegre com o ingresso de Taques ao ninho tucano, mas cobrou mais atenção do governo às mulheres.

O deputado federal e presidente do PSDB estadual, Nilson Leitão, manifestou emoção e destacou as lideranças nacionais do partido. Para Aécio Neves fez deferência pessoal pelo empenho de convencer Taques a aderir ao ninho tucano. O deputado federal por Pernambuco, Bruno Araújo, e a senadora do PP, Ana Amélia, também discursam elogiando o PSDB pela conquista de um "grande líder".

Para o senador José Serra foi importante a coragem e convicção de Taques que, em 8 meses de gestão, teve a percepção do quadro nacional e trocou de partido. Segundo ele, 3 milhões de habitantes estão representados neste momento pela sigla em Mato Grosso, lembrando que “o Centro-Oeste é tucano”. O governador do Pará, Simão Jatene, então subiu ao palanque e “soltou a voz” cantando “Romaria”, do compositor Renato Teixeira.

Marconi Perillo, governador de Goiás, discursou novamente e falou do orgulho de ter ajudado o PSDB a conquistar a filiação de Taques, não sem antes também prestar uma homenagem a Dante de Oliveira. O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, por outro lado, agradeceu a escolha de Taques e afirmou que “mais que recuperar o Brasil é preciso recuperar a crença e a esperança da população”.

Beto Richa, governador do Paraná, assegurou que o PSDB é intransigente na defesa dos interesses brasileiros e garantiu que o partido sabe ser oposição. "Nós somos muito diferentes de tudo que estamos vendo por aí que tanto envergonha os brasileiros". Novamente com a palavra, Geraldo Alckmin,  utilizou o ato desta vez para criticar o PT. Segundo o tucano, o partido adversário é "praga" que condenou o Brasil ao desemprego e à corrupção. Por fim, elogiou a liderança de Pedro Taques.

Por fim, Aécio Neves retomou a condução do ato de filiação de Pedro Taques. “O PSDB sabe de onde veio e para que veio”, afirmou, lembrando que o partido é a esperança do povo brasileiro. Sobre Pedro Taques, disse não ter dúvidas do grande político e homem de bem que é o "novo tucano". “Se tornou a grande moda da política nacional, porque ser amigo do Pedro é ser amigo da verdade, da justiça", exaltou.

Em seguida, o governador mato-grossense assinou a ficha e foi, oficialmente, declarado como filiado ao PSDB. Ao subir no palanque, o novo tucano pediu silêncio, apenas para afirmar, em seguida, que não "vamos ficar em silêncio. Não vamos ficar calados". Relembrando a trajetória do PSDB desde a fundação, Taques afirmou que estaria com o PSDB em todos os momentos do partido. Citou o Plano Real, a Constituinte, entre outras lutas e conquistas tucanas. O governador se referiu ainda à crise nacional e conclamou as lideranças nacionais presentes para ajudar o país. “Meu nome é Pedro Taques. Meu número é 45!”, encerrou o discurso, bastante ovacionado.

O anúncio de Taques no PSDB foi feito pelo próprio Aécio Neves, no dia 18 deste mês, em Brasília. “Depois de inúmeras conversas e convites feitos por mim, pelo ex-presidente Fernando Henrique e vários líderes políticos, quero anunciar a filiação do governador de Mato Grosso, Pedro Taques. Em muito pouco tempo no Senado, mostrou sua qualidade intelectual e extraordinária coragem para defender suas posições, muitas vezes em dissonância daquilo que o seu partido orientava. É uma grande conquista para o nosso partido. Taques é líder político muito respeitado por sua honradez, ética. É um governador que está inovando na gestão pública. É um reforço de altíssima qualidade".

(Atualizada às 14h37)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Nova Mutum define venda de lotes em distrito industrial

Foi lançado, pela prefeitura, chamamento público que oferece 12...

Prefeitos de Nova Mutum e Barra destacam empenho de Virginia para realizar obras

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, reconheceu a...

Governo de MT inaugura amanhã 23 km de asfalto no Médio Norte

O governador Mauro Mendes vai inaugurar nesta quarta-feira (17),...

Sinop: Senado encaminha ao governo proposta criando Universidade Federal do Norte

A comissão de Educação do Senado decidiu, em audiência,...
PUBLICIDADE