PUBLICIDADE

Leitão diz que governo é omisso e incoerente, ao vetar isenção de PIS e COFINS sobre diesel

PUBLICIDADE

A presidente Dilma vetou um destaque (na MP 670/15 ) apresentado pelo deputado federal Nilson Leitão (PSDB/MT) isentando de PIS e COFINS, o óleo diesel, quando houve a votação na Câmara, em 17 de junho. Em votação no Senado, o destaque foi mantido e aprovado. Dilma sancionou a MP, transformada na Lei 13.149/15, mas vetou o artigo que tratava da isenção. Segundo a presidente, essas medidas implicariam renúncia de arrecadação sem estimativa de impacto nem de compensação financeira.

A isenção atendia a uma das reivindicações do setor de transportes, que em fevereiro último, paralisou as atividades e bloqueou rodovias em todo o país. “Ao isentar de PIS e COFINS o óleo diesel, estávamos não apenas criando melhores condições para os transportadores de todo país, mas também buscando diminuir o valor do transporte público e de diversos produtos, que chegam ao consumidor final através de nossas rodovias,” disse Leitão.

Estudos das entidades representativas do setor de transportes indicam que a desoneração dos impostos sobre o diesel, representaria uma economia mensal entre R$ 2,2 e 2,5 mil. O valor cobrado atualmente é de R$ 0,248 por litro, valor reajustado em fevereiro, uma das primeiras medidas do ajuste fiscal com a elevação de impostos.

“O governo tem se mostrado omisso e incoerente. Omisso quando se nega a conversar com o setor e incoerente porque, num momento de crise como o que vivermos agora, prefere encher os cofres penalizando quem carrega o progresso do Brasil em vez de diminuir o tamanho da máquina administrativa”, finalizou, através da assessoria.

Diante do veto à isenção, caminhoneiros já cogitam uma nova paralisação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE