sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Taques deve se encontrar com Dilma em evento sobre Amazônia Legal

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques vai participar, na sexta-feira (24), em Manaus (AM), de um encontro com governadores da Amazônia Legal para debater questões ambientais e econômicas para a região. Esta será a 11ª edição do Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que deve contar com a participação de ministros e da presidente Dilma Rousseff.

No último Fórum, realizado em maio, em Cuiabá, os governadores e vice-governadores de oito Estados da Amazônia Legal assinaram a Carta de Cuiabá solicitando medidas para aumentar a captação de recursos para a redução das emissões do desmatamento e degradação. O documento, que também pediu mais ações para o desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal, foi encaminhado à Presidência da República. A expectativa é de que o 11º Fórum solidifique ainda mais o bloco formado pelos Estados da Amazônia Legal e o grupo ganhe força para debater questões climáticas e socioeconômicas.

Os governadores também devem aproveitar o encontro para debater outras questões como o pacto federativo, financiamento público de saúde e outros financiamentos para áreas como educação, energia e logística. Além da presidente, o encontro ainda deve contar com a presença dos ministros Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Joaquim Levy (Fazenda) e Roberto Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos).

Entre as principais discussões está a possibilidade de que os estados possam receber retorno financeiro pelos serviços prestados em favor da natureza. Este retorno se daria pela regulação da Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD +), que converte a redução em créditos de carbono.

Mato Grosso é o estado que mais reflete a diversidade econômica e ambiental da Amazônia, pois compreende três biomas (Amazônia, Cerrado e Pantanal) e é o maior produtor brasileiro de soja e outras commodities agrícolas. Em contrapartida, conforme dados do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélites (Prodes), do Inpe, o estado registrou redução do desmatamento de 5,2 milhões de hectares de florestas em seu território entre 2006 e 2014. A redução de desmatamento verificada evitou que 1,9 bilhão de toneladas de CO2 fossem lançados na atmosfera, volume maior que a redução de qualquer Estado da Amazônia para o período segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e inclusive maior que a maioria dos países que compõem o Anexo I, do Protocolo de Kyoto (1997).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE