PUBLICIDADE

Negada “reabertura” do processo das contas de candidato que pode mudar quadro na Assembleia

PUBLICIDADE

O desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal Regional Eleitoral, negou ao suplente de deputado estadual Valdir Barranco (do PT, que tenta assumir na Assembleia Legislativa) a abertura de prazo para apresentação de  memoriais finais no processo envolvendo a prestação de contas dele, das eleições do ano passado. Ele entendeu que o pedido não pode ser atendido porque não há mais  falhas que possam ser questionadas.

Na decisão, o magistrado destacou no processo “há, tão somente, uma ratificação do parecer conclusivo da Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria e uma reiteração da opinião ministerial, cujos atos foram praticados após a juntada dos documentos carreados pelo próprio candidato”. Destacou que “o feito seguiu o estrito trâmite previsto pelas Resoluções n. 23.406-TSE e 1.475-TRE/MT, respeitando o princípio do devido processo legal – tanto na sua forma adjetiva quanto substantiva -, de modo que se encontra plenamente apto a ser submetido ao julgamento plenário”.

O desembargador ainda frisou que “a regra processual aplicável à espécie não prevê a possibilidade de apresentação de memorais ou alegações finais, e, nada obstante, no presente caso, tais apontamentos nem se fazem necessários nesta modalidade de jurisdição voluntária, onde a análise cinge-se às informações e documentos trazidos pelo próprio requerente”. Barraco declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter arrecadado e gastado pouco mais de R$ 409,5 mil na campanha.

No final de maio, o TSE afastou a inelegibilidade de Barranco e agora aguarda a publicação do acórdão para poder ingressar com o pedido pelo descongelamento dos pouco mais de 19 mil votos que recebeu ano passado. O TRE havia negado registro o declarando inelegível, por conta da reprovação das contas da prefeitura de Nova Bandeiras de 2007, quando foi prefeito, pela Câmara de Vereadores.

O PT está se deputado estadual e caso sejam os votos, ele passa a ser deputado e Pery Taborelli (PV) vai para primeira suplência

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE