PUBLICIDADE

Deputado insiste em projeto que acaba com lista tríplice para chefiar MP e defensoria

PUBLICIDADE

O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) reapresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a lista tríplice para eleição dos chefes do Ministério Público e da Defensoria Pública em Mato Grosso. De acordo com a proposta, o mais votado nas eleições internas, realizadas nestes órgãos, passam a ser automaticamente conduzidos ao cargo.

Atualmente, os três mais votados têm seus nomes incluídos em uma lista que passa pelo crivo do governador. Para o deputado, a proposta propõe um processo mais democrático na escolha do procurador-geral de Justiça e do defensor público geral. Ele disse que o texto inicial da proposta tem por objetivo corrigir o que ele classifica de “uma afronta ao Estado Democrático de Direito”.

“O processo atualmente é tido como uma atitude antidemocrática. Entendemos que o voto é um direito de todos os seres humanos, um processo democrático que consiste na escolha individualmente do candidato capaz de assumir uma representação”.

O projeto altera o inciso VII do Artigo 66 da Constituição do Estado de Mato Grosso. A PEC já havia sido apresentada na legislatura passada, mas não foi aprovada em plenário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lula veta projeto que aumentaria número de deputados em MT e outros Estados

O presidente Lula decidiu, esta noite, vetar o aumento...

Governador anuncia aumento de investimentos para casas populares em Mato Grosso

O governador Mauro Mendes anunciou hoje, em reunião com...

Deputados aprovam proposta do Governo de MT congelando valores do Fethab

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram em segunda e...
PUBLICIDADE