PUBLICIDADE

Lucas: câmara aprova projeto reestruturando conselho e criando fundo dos direitos da mulher

PUBLICIDADE

Os vereadores aprovaram em primeira e única votação, esta manhã, o Projeto de Lei que trata da reestruturação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e cria o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. O conselho é um órgão de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador, que visa a implementação de políticas públicas e também a defesa dos direitos da mulher.

Para a vereadora Cleusa de Marco (PT), autora do projeto, a aprovação da matéria vem da força do conselho em discutir os problemas e buscar soluções para os assuntos ligados ao tema. “O conselho realizou audiência pública, debateu as demandas e apresentou ao Poder Executivo algumas solicitações, como a implantação de uma delegacia para a mulher, criação da casa de passagem e criação de políticas públicas que deem autonomia e empoderamento às mulheres para sair da situação de violência”.

Com a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher, fica assegurado o direito de receber recursos necessários para a execução das políticas públicas dedicadas à promoção, à garantia e à realização dos direitos da mulher. Poderão integrar as receitas do CMDM convênios, termos de cooperação ou contratos, doações, auxílios, repasses das esferas municipais, estaduais e federais, entre outros.

De acordo com o projeto, as receitas do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher deverão ser aplicadas na execução de programas, no apoio técnico e financeiro a serviços, projetos e campanhas, no financiamento de atividades desenvolvidas pelo conselho, em subsídios para trabalhos, pesquisas e projetos voltados ao bem-estar e ao interesse da mulher, na capacitação de recursos humanos e para atender, em conjunto com a União e o Estado, a ações assistenciais em caráter de emergência.

“A lei aprovada hoje vem trazer essa força para que sejam implementadas as ações em defesa à mulher em nosso município”, completou a vereadora Cleusa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de alistamento eleitoral de alunos em escolas estaduais de MT será amanhã

Escolas da rede estadual de Mato Grosso participam, nesta...

Câmara de Nova Mutum analisa projeto que proíbe corte de água sem aviso prévio

Os vereadores Anderson Mantovan (União) e Carmem Casagrande (União)...

MP recomenda para prefeitura suspender alvará de empreendimento em Sorriso

A prefeitura de Sorriso informou que recebeu a notificação...
PUBLICIDADE