PUBLICIDADE

Conselheiro do TCE prestará depoimento em ação penal sobre desvios na Assembleia

PUBLICIDADE

Um dos depoimentos mais esperados na audiência de instrução e julgamento da ação penal que levou ao mandado de prisão preventiva do ex-deputado estadual José Geraldo Riva (PSD) acontece, nesta semana, quando o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo, arrolado pela defesa do ex-parlamentar, dará testemunho.

Intimado a se manifestar acerca de uma das datas designadas pela juíza titulada da Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado, Selma Rosane Santos Arruda, o conselheiro escolheu a audiência da próxima quinta-feira (28) para prestar seu depoimento a partir das 14h. Ele dividiu com Riva os postos de presidente e primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grossona época em que ocorreram os fatos que são apurados na Ação Penal. Proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE), a denúncia é de fraude na execução de contratos licitatórios entre o Legislativo e empresas, que seriam fantasmas, para o fornecimento de material de expediente e artigos de informática, no período de 2005 a 2009, cuja lesão aos cofres públicos seria de R$ 62 milhões.

Apesar de na ação em trâmite constar apenas como testemunha da defesa, Sérgio Ricardo foi denunciado na Ação Civil Pública que tramita no Judiciário para apurar a mesma prática na esfera cível, inclusive, foi alvo da decisão que determinou bloqueio de bens dos acusados. Justamente por não ser acusado na esfera cível, Sérgio Ricardo não precisará assumir o compromisso de dizer somente a verdade durante seu depoimento, sob pena de produzir provas contra si mesmo.

Por não ter sido denunciado na ação penal, a defesa de Riva ingressou com um habeas corpus que ainda aguarda julgamento de mérito no Superior Tribunal de Justiça (STJ) alegando que a medida foi uma manobra processual para que o processo tramitasse na primeira instância, tendo em vista o foro privilegiado do conselheiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE