PUBLICIDADE

Prefeito de Cuiabá crítica ex-governador sobre escolha do VLT

PUBLICIDADE

Diante da indefinição acerca da continuidade das obras de implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que emperra o projeto da Prefeitura de Cuiabá de lançar, ainda neste ano, um novo edital de licitação para a concessão do transporte público na Capital, o prefeito Mauro Mendes (PSB) criticou a escolha realizada pelo governador Silval Barbosa (PMDB), em 2012. “Porque uma decisão mal tomada lá atrás empurrou Cuiabá e Mato Grosso nesse buraco negro que é essa questão do VLT. 
Foi uma decisão equivocada”, declarou. A urgência em realizar uma nova licitação se deve ao fato de que o projeto encaminhado pelo Executivo para a Câmara de Cuiabá, que cria a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Cuiabá (Arsec), deverá ser custeada por meio da Taxa de Regulação e Fiscalização (TR), que recolherá, mensalmente, 1,5% do valor liquido arrecadado pelas concessionárias fiscalizadas, entre elas, as empresas de transporte público. 

Contudo, Mendes reconhece que não é possível alterar os contratos vigentes com as empresas que exploram o serviço e atualmente são isentas da taxa. Por isso, a pressa em realizar uma nova concessão, que inclusive já foi alvo de ação pública que acabou mantendo sua vigência até o fim de 2017. Apesar de já estar em estudo um novo processo licitatório, a Prefeitura depende do posicionamento do Governo do Estado acerca da continuidade ou não do VLT, uma vez que a obra impactará todo o transporte público da Capital. 

Diante da situação, ele afirma que está cobrando do Governo uma definição, mas reconhece que não é uma definição simples. “Quando se toma uma decisão errada, para consertar é muito difícil. Se alguém tiver uma solução simples, é só chegar e dizer, mas tem que conhecer, porque asneira eu vejo um monte de gente falando por aí, concluiu.
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Matupá investirá em mais maquinários para manutenção urbana; R$ 2 milhões

O pregão eletrônico organizado pela prefeitura de Matupá (200...

Governo de MT lança Centro de Excelência em Inteligência Artificial

O governo de Mato Grosso lançou, ontem, o Centro...

Governador e UFMT lançam plataforma de monitoramento de qualidade do ar

O governo de Mato Grosso lançou, hoje, a Plataforma...
PUBLICIDADE