quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Assembleia vai recorrer para que municípios tenham 50% do Fethab em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa recorrerá da decisão liminar que suspendeu a aplicação da lei que distribuía 50% dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) para os municípios. A proposta foi aprovada em 2013, mas entraria em vigor agora a partir de janeiro. Os deputados estaduais se reuniram hoje com o presidente e os presidentes atual e eleito da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Valdecir Luiz Colle, o Chiquinho do Posto, e Neurilan Fraga, respectivamente.

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato) pediram a suspensão dos efeitos da nova lei estadual e que sejam declaradas inconstitucionais todas as alterações feitas na lei que criou o Fethab  com objetivo destinar parte de seus recursos para outros fins, que não os de manter e melhorar estradas e rodovias, além do setor de habitação popular.

Um exemplo disso é a lei que destinou 30% desta verba para investimentos nas obras de mobilidade urbana e infraestrutura voltadas para a realização da Copa do Mundo em Cuiabá.

Caso a juíza acate todos os pleitos da Aprosoja e Famato, o governo do Estado ainda pode ser condenado a recompor para sua finalidade original todo o recurso que tenham sido “desviados” graças a estas mudanças na lei que criou o Fundo.

A restauração das regras iniciais do Fethab também é um pedido do prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz (PPS), que afirma ter apoio de outros municípios. Ele pontua que, caso o governador Pedro Taques (PDT) não aplique a lei original, vai ingressar com um pedido de extinção do Fundo estadual. Segundo ele, a minuta de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) já está pronta.

Paralelo a isso, deputados reeleitos pela base governista, como é o caso de Zeca Viana (PDT), já articulam a elaboração de novos projetos de lei que “recuperem” o Fethab.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE