sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Lista tríplice para chefe do MPE é encaminhada ao governador

PUBLICIDADE

A lista tríplice com os candidatos à procuradoria-geral do Ministério Público Estadual foi encaminhada, hoje, ao governador Pedro Taques. O documento foi entregue pelo procurador-geral de Justiça adjunto, Hélio Fredolino Faust; presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP), Miguel Slhessarenko Júnior, e pela presidente da comissão eleitoral, procuradora Valéria Perassoli Bertholdi.

O chefe do Poder Executivo, por força do dispositivo legal, terá 15 dias para nomear o próximo procurador-geral de Justiça que irá comandar a instituição no próximo biênio 2015/2017. A posse está prevista para a primeira quinzena de março. Constitucionalmente, é prerrogativa do governador a escolha de um dos três nomes mais votados pelos membros do Ministério Público.

Na eleição realizada em 10 dezembro, o atual procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, candidato à reeleição, ficou em primeiro lugar na lista tríplice, com 147 votos entre os 213 votantes. Em seguida, ficou o promotor Vinícius Gahyva e o procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira com 68 e 66 votos, respectivamente.

A lista tríplice foi constituída mediante votação obrigatória de todos os membros ativos da instituição, que puderam optar por até três nomes. A comissão eleitoral responsável pelo andamento da eleição foi indicada pelo Colégio de Procuradores, presidida por um procurador de Justiça e composta por dois promotores de entrância final. Para concorrer ao cargo de PGJ é necessário que o membro do Ministério Público tenha, no mínimo, dez anos de carreira e 35 anos de idade.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE