Em jogo truncado no primeiro tempo e emocionante no segundo, o Fluminense derrotou o Volta Redonda por 2 a 1 em partida disputada neste domingo, no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda. Mesmo com a vitória, o Tricolor não conseguiu se classificar para as semifinais da Taça Rio por ter sido superado pelo Americano npo saldo de gols.
A vitória tricolor foi justa principalmente por causa do segundo tempo quando criou inúmeras chances de gol que só não foram concretizadas pela grande exibição do goleiro Adriano que evitou uma derrota por um placar mais avantajado. O Voltaço teve a infelicidade de perder Sérgio Manoel, por contusão, no primeiro tempo e ainda teve Alexandre Gaúcho expulso no início do segundo tempo ficando inferioriado numericamente durante grande parte da segunda etapa.
Eliminadas do Campeonato Estadual, as duas equipes voltam a campo pela Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, o Fluminense enfrentará o Cene-MS, em Campo Grande, no estádio Morenão. No mesmo horário, o Volta Redonda jogará contra o Atlético-PR, em casa.
O jogo – A partida começou muito truncada com os dois times mais preocupados em fazer faltas do que em construir jogadas. O Fluminense ainda tentava dar seqüência às jogadas com Petkovic e Pedrinho, mas esbarrava na lentidão de Tuta e na lentidão dos laterais Romeu e Marcelo. Aos oito minutos a primeira chance de gol. Petkovic bateu falta no canto e Adriano defendeu. O Voltaço respondeu aos 11 minutos em falha de Fernando Henrique que soltou a bola dentro da área.
Os dois times continuavam cometendo faltas e recebendo cartões, mas o Fluminense tinha uma presença melhor no ataque. Aos 22 minutos, Tuta não conseguiu aproveitar o passe de Pedrinho e, no lance seguinte, Alexandre Gaúcho é derrubado dentro da área por Romeu, mas o árbitro Fábio Calábria não marcou o pênalti.
O Fluminense assumiu o controle da partida e aos 31 minutos, após cruzamento de Romeu, Pedrinho cabeceou e o goleiro Adriano ainda tocou na bola que explodiu no travessão. O Voltaço não conseguia mais armar os contra-ataques porque Sérgio Manoel teve que deixar o campo com uma lesão muscular e Túlio não conseguia bater os zagueiros tricolores. No último lance importante do primeiro tempo, Petkovic deu um passe perfeito para Tuta que errou a passada e não conseguiu alcançar a bola.
O Fluminense voltou para o segundo tempo disposto a decidir a partida. Sem Sérgio Manoel, o Voltaço não conseguia mais se organizar. A situação parecia que iria piorar para o time da Cidade do Aço quando Alexandre Gaúcho fez falta em Arouca e foi expulso de campo aos oito minutos. Só que o Tricolor nem teve tempo de aproveitar a vantagem numérica. Aos 10 minutos, Amaral arrancou pela esquerda, entrou na área e deu passe perfeito para Cadu abrir o placar.
O Fluminense partiu para o ataque de qualquer forma mas foi a vez do experiente goleiro Adriano aparecer com destaque como aconteceu aos 22 minutos quando defendeu um chute à queima-roupa de Lenny. Ele voltou a brilhar em outro chute do jovem atacante tricolor que entrou cheio de gás para mostrar ao treinador que merece ser titular da equipe. Aos 27, Lenny acertou o travessão de Adriano. Aos 33 minutos foi a vez do Volta Redonda acertar a trave de Fernando Henrique em chute forte de Amaral.
Aos 35 minutos, o Fluminense chegou ao gol do empate aos 35 minutos. Petkovic cobrou falta pela direita e Roger entrou pela esquerda e tocou para as redes. Animado com o empate, o Tricolor das Laranjeiras chegou ao segundo gol aos 37 minutos com Petkovic que arriscou de fora da área e Adriano não conseguiu segurar. Após o gol, Tuta e Ailson se desentenderam e acabaram expulsos de campo.
Os minutos finais foram dramáticos com o Fluminense tentando o terceiro gol que lhe garantiria a classificação e o Volta Redonda, com apenas um atacante, ainda dava sustos eventuais na defesa tricolor. O Fluminense ainda meteu outra bola na trave com Evando e o goleiro Adriano ainda praticou outra grande defesa no último lance da partida.