Jogando em ritmo de treino, o Vasco goleou os reservas do Grêmio por 4 a 0 neste sábado, em São Januário, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, os vascaínos assumiram a liderança com 11 pontos, mesma pontuação do Botafogo, que leva desvantagem no saldo de gols.
Romário (2), André Dias e Abedi marcaram os gols dos vascaínos, que na próxima quinta-feira farão um choque de líderes com os botafoguenses no Maracanã. Já os gremistas permaneceram com seis pontos e parecem mais preocupados com o primeiro jogo da final da Copa Libertadores, contra o Boca Juniors, na Argentina. Pelo Brasileiro, o time gaúcho volta a campo no sábado para receber o Cruzeiro no Olímpico, em Porto Alegre (RS).
O Vasco começou o jogo impondo um ritmo forte e pressionando o Grêmio em seu campo. Logo aos cinco minutos, André Dias lançou Romário, que ajeitou e Abedi chutou sobre o travessão. Mas não demorou muito para os vascaínos abrirem o marcador, o que aconteceu aos 15. André Dias recebeu a bola pelo lado direito da área e foi derrubado por Nunes. O árbitro Wilson Luís Seneme marcou o pênalti, convertido por Romário.
Sentindo a falta de entrosamento, o Tricolor era uma presa fácil para os cruzmaltinos, que por muito pouco não ampliaram aos 26, quando Renato cobrou falta e a bola raspou o travessão. O time gaúcho só conseguiu assustar os cariocas aos 29 e mesmo assim numa jogada de bola parada. Bruno Teles cobrou falta e Pereira cabeceou para fora.
Jogando melhor, o time carioca ampliou aos 42 minutos. Abedi cobrou falta e André Dias, livre de marcação, cabeceou para vencer o goleiro Galatto. O time gaúcho sentiu ainda mais o golpe e levou o terceiro gol quatro minutos depois. Após boa troca de passes do ataque carioca, Jorge Luiz acionou Romário, que girou em cima de Nunes e chutou sem chances para o goleiro.
Durante o intervalo, um apagão em São Januário fez com que a partida ficasse parada por uma hora e seis minutos. Com o recomeço da partida, o dono da casa seguiu melhor e assustou ao goleiro Galatto aos três minutos, em uma cobrança de falta de Amaral, que o camisa número um gremista defendeu. Quatro minutos depois foi a vez de Abedi chutar sobre o gol.
Aos 11 minutos, um lance engraçado ocorreu, quando o Grêmio chegou pela primeira vez. Lucas fez grande lançamento para Amoroso que, livre na área, isolou a bola. O jogador saiu reclamando da pouca luz no estádio, o que provocou risos até do árbitro.
Não demorou muito para o Vasco chegar ao quarto gol. Aos 19 minutos, Thiago Maciel fez boa jogada pela direita e rolou para o chute certeiro de Abedi. A partida então virou um ritmo de treino para os cariocas, que quase ampliaram aos 30, quando André Dias recebeu na área, mas foi travado por Pereira. Depois disso, a equipe tocou a bola e administrou o resultado.