segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

CPIs do Apagão Aéreo na Câmara e no Senado têm reuniões marcadas a partir de terça

PUBLICIDADE

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo do Senado inicia nova fase e marcou o depoimento de especialistas em tráfego aéreo. Na terça-feira (12), os parlamentares deverão ouvir o ex-presidente da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), Osiris Silva, e o comandante Jefferson Vaz de Oliveira, além de Cláudio Canvas, diretor-presidente da empresa Atech, que desenvolveu o sistema de controle.

O relator, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), disse que a intenção é “entrar fundo na coordenação do sistema” e tratar das questões que causaram problemas no tráfego aéreo. E informou que em uma terceira fase poderão ser investigadas denúncias de irregularidades e desvio de dinheiro na Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

Na última semana, Torres apresentou relatório parcial responsabilizando os dois pilotos do jato Legacy e os quatro controladores de vôo da torre de Brasília pelo acidente com o Boeing da Gol, em setembro do ano passado.

Na Câmara, a CPI do Apagão Aéreo marcou uma série de depoimentos para terça e quinta-feira (14). Na terça, deverão ser ouvidos o presidente da Infraero, tenente brigadeiro-do-ar José Carlos Pereira, e o ex-presidente da empresa, major brigadeiro Eduardo Bogalho Pettengill. Na quarta-feira (13), os deputados se reunirão para votar requerimentos de convocação e pedidos de informação. E na quinta ouvirão outros dois ex-presidentes da Infraero – Fernando Perrone e o deputado Carlos Wilson.

No acidente, o maior da aviação brasileira, chocaram-se no ar o jato Legacy e o Boeing da Gol, cujos 154 ocupantes morreram. Os tripulantes do jato conseguiram pousar na Base Aérea da Serra do Cachimbo (MT).

No Senado e na Câmara foram abertas CPIs para investigar o assunto e a crise no tráfego aéreo, que provocou paralisação dos controladores de vôo no dia 30 de março e tumultos nos aeroportos com atrasos e cancelamentos de vôos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE