Foi aos 41 minutos do segundo tempo que o Santos deixou escapar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro, e a torcida alvinegra deixou a Vila Belmiro decepcionada. Depois de ter 3 a 1 no placar contra o Goiás, o Peixe cedeu à pressão do time esmeraldino e acabou apenas com um amargo empate por 3 a 3 pela segunda rodada do Nacional.
Os dois times vivem situações distintas do que passaram no último final de semana. O Santos havia buscado o empate por 1 a 1 com o Grêmio no Olímpico no final do jogo com o colombiano Molina. Já o Goiás, em casa, também vencia o Náutico por 3 a 1 e permitiu que os pernambucanos igualassem em 3 a 3.
Um ponto positivo para o Santos foi Kléber Pereira, que desencantou após viver uma estiagem de 36 dias sem gols. O camisa 9 marcou o primeiro gol do jogo, aos 8 minutos, e depois Rodrigo Souto colaborou com dois gols. Entretanto, o Peixe não conseguiu segurar o Goiás no segundo tempo e acabou vendo o zagueiro Rafael Tolói empatar nos instantes finais.
Com o resultado na tarde deste domingo, o Santos completa um mês sem comemorar uma vitória. Desde 18 de abril, com o 2 a 1 sobre o Palmeiras no Palestra Itália na semifinal do Paulistão, Mancini vê sua equipe superar um adversário. Neste período, foram duas derrotas e três empates – além disso, a perda do título do Campeonato Paulista e a eliminação da Copa do Brasil frente ao CSA, das Alagoas.
Na Vila Belmiro, já são três jogos sem jogos sem triunfos: derrotas por 1 a 0 para o CSA, 3 a 1 para o Corinthians. A marca negativa quase foi superada, mas o time de Mancini cedeu o empate de seis gols ao Goiás nos momentos decisivos.
Invictos no Brasileirão, Santos e Goiás seguem em posições intermediárias na tabela. Com apenas dois empates conquistados, os dois times recebem pressão para seus próximos compromissos. O Peixe pega o Fluminense no Maracanã às 16 horas (de Brasília) de domingo, enquanto o Goiás retorna ao Serra Dourada para pegar um dia antes, às 18h30, o Internacional.
O jogo: Em casa, o time de Mancini foi para frente para sufocar o Goiás. A tática deu certo e a recompensa veio aos 8 minutos. Em jogada pela direita, o lateral Luizinho recebeu de calcanhar de Paulo Henrique Ganso, invadiu a grande área e chutou cruzado. A bola sairia ao lado do gol de Harley, mas Kléber Pereira se adiantou e apareceu livre na pequena área para empurrar e encerrar a seca.
Com a torcida em pé e o time empolgado, o segundo gol veio três minutos depois: aos 11 minutos, Neymar cobrou escanteio e Rodrigo Souto mais que o marcador e desviou de cabeça, colocando o placar em 2 a 0. Kléber Pereira só não fez o terceiro aos 23 minutos porque a bomba que soltou de perna esquerda explodiu na trave.
A vantagem, porém, fez o Peixe recuar. Para piorar, o volante Roberto Brum teve que deixar o jogo por conta de uma contusão muscular, aos 32 minutos, dando lugar a Germano. Antes, aos 28, Geninho fora forçado a mexer pela primeira vez no Goiás, sacando o também lesionado Zé Carlos para colocar Everton.
Buscando o resultado, o Goiás foi para o intervalo com uma diferença menor para tentar reverter no segundo tempo. Aos 38 minutos, Júlio César cobrou escanteio pela direita, Rafael Tolói desviou no primeiro pau e o veterano Iarley, na pequena área, empurrou para descontar para o Esmeraldino.
Logo começo do segundo tempo, porém, o entrosamento Neymar e Souto voltou a fazer a diferença em uma bola parada do Santos. O garoto santista cobrou falta novamente na cabeça de Souto, que anotou o segundo na marca pessoal e praticamente selou a vitória.
No entanto, o time mandante voltou a permitir que o Goiás encostasse no marcador. Depois de muito insistir contra o gol de Fábio Costa, o Esmeraldino descontou com Ramalho, acertando um chute rasteiro da meia-lua no canto esquerdo do camisa 1 santista.
Responsável pelo primeiro gol do jogo, Kléber Pereira acabou tirando o quarto tento do Peixe aos 28 minutos do segundo tempo. Ganso cruzou rasteiro na área e Maikon Leite, que entrara na vaga de Neymar momentos antes, chutou para o gol. Na pequena área, porém, a bola resvalou no camisa 9 do próprio Santos e saiu. Pereira foi substituído logo depois, por André.
Aos 41 minutos do segundo tempo, o Santos acabou castigado por perder tantos gols. A defesa bobeou e permitiu que o atacante Jael cabeceasse livre uma bola cruzada da esquerda. Fábio Costa se esticou e espalmou a bola, que sobrou para o zagueiro Rafael Tolói igualar e fechar o movimentado placar na Vila Belmiro.


