Com isso, o Verdão termina em segundo lugar no grupo 1 da Libertadores. O Palmeiras fica com dez pontos, atrás apenas do Sport, que foi o primeiro colocado, com 13.
Na decisão no Chile, o Palmeiras apresentou mudanças na escalação. Na lateral direita, Wendel tomou a posição de Fabinho Capixaba, enquanto o jovem Souza reforçou a marcação do meio-campo. Apenas um atacante de origem iniciou a partida: Keirrison.
Taticamente, o Palmeiras fez uma grande partida no primeiro tempo. Keirrison acertou duas vezes a trave em um intervalo de cinco minutos. Curiosamente, quando abriu o time, com a presença de Willians, a equipe do técnico Wanderley Luxemburgo caiu de produção. Mesmo assim, na base da raça, o time de Palestra Itália garantiu a vitória.
O jogo – O Palmeiras cumpriu a promessa de iniciar a partida em Santiago com uma marcação forte. Pierre ficava em cima de Torres, enquanto Maurício Ramos não desgrudava de Lucas Barrios. O Colo Colo tinha maior posse de bola, mas encontrava dificuldades de penetração.
Bem armado, o Verdão criou a primeira chance no contra-ataque. Aos 13 minutos, Armero escapou pela esquerda e cruzou rasteiro. No meio da zaga, Cleiton Xavier entrou de carrinho para finalizar por cima.
Antes confortável, a situação do Colo Colo começou a se complicar durante a partida. Principal responsável pela armação das jogadas, o habilidoso Torres reclamou de uma lesão muscular e acabou substituído por Caroca. Os chilenos sentiram a saída de seu “maestro” do meio-campo.
Com o adversário assustado, o Palmeiras ficou soberano em campo. Principal peça ofensiva dos visitantes, Keirrison parecia amargar uma noite de azar: ele acertou duas bolas na trave em um intervalo de praticamente cinco minutos.
O Colo Colo acordou apenas aos 33 minutos através de seu artilheiro. O grandalhão Lucas Barrios recebeu de Figueroa, girou o corpo e bateu colocado. Marcos ficou na torcida e acompanhou a saída da bola próxima ao poste direito.
Na saída para o intervalo, apesar do empate sem gols, os palmeirenses esbanjavam otimismo. “Nosso time está muito bem. Se continuarmos nesse ritmo, vamos marcar um gol”, destacou o zagueiro Marcão.
Em busca da classificação, o Palmeiras voltou do vestiário mais ofensivo: Willians entrou no lugar de Wendel. Curiosamente, com a presença de um novo atacante, o time brasileiro tinha mais dificuldades em campo.
Acordado, o Colo Colo ficou perto do gol. Aos 13 minutos, Carranza cobrou escanteio da esquerda, Riffo desviou e Barrios completou. Pierre, que vinha sentindo uma lesão no tornozelo, salvou com o peito. Logo na sequência, o camisa cinco alviverde, símbolo da raça do time, deixou o gramado para a entrada de Evandro.
Se a situação palmeirense já era preocupante, ficou pior com a expulsão de Marcão, que cometeu falta em Figueroa e recebeu o segundo amarelo. Ainda assim, o Verdão partiu para cima no final na base determinação. Depois de chances perdidas por Willians e Maurício Ramos, veio o gol salvador: Cleiton Xavier acertou o ângulo e definiu a fatura aos 42 minutos do segundo tempo.