PUBLICIDADE

Inter encara Grêmio hoje nas semifinais do Gauchão

PUBLICIDADE

O ano de 2012 mal começou e o Rio Grande do Sul terá o segundo Gre-Nal da temporada: será nesta quarta-feira, no Estádio Beira-Rio. Desta vez, ao contrário do clássico do último dia 5, Internacional e Grêmio fazem partida decisiva. O jogo define quem se classifica à fase semifinal da Taça Piratini, o primeiro turno do Campeonato Gaúcho.

Se o Grêmio era considerado favorito no primeiro Gre-Nal da temporada por atuar com seus titulares contra os reservas colorados, desta vez é o Inter que chega em melhores condições. Tudo por conta da crise gremista: o Tricolor só se classificou às quartas de final por conta de uma punição ao Cruzeiro-RS, que perdeu seis pontos por conta da inscrição irregular do atacante Jô.

Sobrou para o técnico Caio Júnior, demitido nesta segunda-feira. O auxiliar Roger Machado comandará a equipe no clássico, antes de ser substituído por Vanderlei Luxemburgo. Em 2011 ocorreu seu único jogo como técnico interino: venceu justamente um Gre-Nal, em Rivera, pelo Gauchão, disputado por reservas: 2 a 1.

As estratégias no Olímpico para superar as adversidades e vencer o clássico são duas: a lei do silêncio e o mistério. Nenhum jogador concederá entrevistas antes do Gre-Nal. Além disso, Roger fechou os treinos, para que o Internacional não conheça a escalação gremista antes da hora. E há terreno para surpresas: Fernando, Naldo e Marcelo Moreno devem voltar ao time. O lateral Júlio César é outro que pode aparecer, recuperado de lesão.

O zagueiro Grolli, que vinha sendo titular, sequer concentrou. O mesmo vale para o atacante Leandro. A novidade nos concentrados é Júnior Viçosa, jogador que fez sucesso em Gre-Nais no ano passado: em três clássicos contra o Inter, marcou três gols. Todos no Beira-Rio. Ele deve ser opção para o ataque, ao lado de André Lima.

Pelo lado colorado, Dorival Júnior também fechou o treino nesta segunda-feira. O mistério que pode ser cultivado pelo Internacional é a respeito do substituto de Oscar, caso ele não possa atuar devido ao imbróglio jurídico com o São Paulo. O argentino Dátolo, que estreou justamente no Gre-Nal da primeira fase e marcou um dos gols do empate por 2 a 2, é o mais cotado para assumir o seu lugar.

A segunda parte da estratégia colorada é a cautela. Mesmo mais descansado que o rival, com time mais entrosado, jogando em casa e com ambiente bem tranquilo, o presidente Giovanni Luigi rejeita o rótulo de favorito: "favoritismo em Gre-Nal não funciona. Esse ano mesmo empatamos no Olímpico sem nossos titulares", lembrou.

Para o goleiro Muriel, a dupla de ataque formada por Kleber e Marcelo Moreno é um dos maiores perigos que apresenta o time do Grêmio. O camisa 1 também não vê o favoritismo do Inter como vantagem: "entramos com time reserva no último clássico, quando todos davam o Grêmio como favorito, e deu empate. Gre-Nal não tem favorito. Agora, quem vencer se classifica", afirmou, destacando o caráter decisivo da partida.

As quartas de final da Taça Piratini são disputadas em jogo único. Quem vencer o Gre-Nal desta quarta está na semifinal, que ocorrerá no final de semana. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. O vencedor do clássico enfrenta Caxias ou São José na próxima fase. Estes dois times abrem o mata-mata às 19h30 desta quarta, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Delegação de Sorriso fica entre as 10 melhores no Brasileiro Sub-16 de Atletismo

A equipe sorrisense de atletismo participou, no último fim...

Com um a menos Flamengo segura empate contra o Racing e está na final da Libertadores

Nesta quarta-feira, no Estádio Presidente Juan Domingo Perón, em...

Nova Mutum define nova diretoria do clube até 2028

O Nova Mutum Esporte Clube promoveu uma Assembleia Geral...

Atleta de Sorriso vai disputar Sul-Americano de atletismo no Peru

O atleta Michael Cruz Araújo, da Associação Sorrisense de...
PUBLICIDADE