PUBLICIDADE

Abaixo-assinado pede que elefanta de SP reencontre antiga companheira em santuário de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: assessoria)

A mobilização criada pela ativista Lucia Elena Ávila já reúne mais de 66,3 mil assinaturas em defesa da transferência da elefanta-asiática Maison, que vive no zoológico municipal de Ribeirão Preto (SP), para o Santuário de Elefantes Brasil, localizado na Chapada dos Guimarães (a 67 km de Cuiabá). O abaixo-assinado está disponível na plataforma change.org, com o objetivo de convencer a prefeitura a autorizar a transferência.

Maison está no zoológico de Ribeirão Preto há 15 anos e, segundo as informações apresentadas na petição, vive sozinha em seu recinto desde 2020. A proposta é que ela seja transferida para o mesmo santuário onde está Bambi, elefanta que também vivia no zoológico paulista e foi trazida para Mato Grosso há mais de seis anos, após decisão judicial.

De acordo com a mobilização, Maison passou grande parte da vida em cativeiro e foi utilizada anteriormente pela indústria do entretenimento. Os responsáveis pelo abaixo-assinado argumentam que, por serem animais sociais, os elefantes necessitam de espaço, estímulos e possibilidade de interação com outros indivíduos da mesma espécie.

A petição sustenta que o isolamento prolongado e a limitação de espaço podem comprometer o bem-estar físico e comportamental dos animais. Por isso, os organizadores defendem que Maison tenha a oportunidade de passar os próximos anos no santuário mato-grossense, ambiente mais amplo e com condições para caminhar, explorar e desenvolver comportamentos naturais. Bambi é apresentada na campanha como exemplo da adaptação que Maison poderia ter no santuário. Desde que foi transferida para Mato Grosso, ela passou a viver em uma área natural, recebendo acompanhamento especializado e tendo contato com outros elefantes.

O abaixo-assinado ganhou força após a transferência do elefante Sandro ao santuário em Chapada dos Guimarães após deixar o zoológico de Sorocaba, em São Paulo.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui


COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE