A prefeitura informou hoje que está realizando ações de fiscalização e intervenção no Residencial Vila Lobos para solucionar um problema de descarte irregular de esgoto na rede de drenagem de águas pluviais, despejo inadequado de águas provenientes de pias, tanques e lavanderias diretamente na rede destinada exclusivamente a escoar água da chuva. Além de comprometer a infraestrutura urbana, o descarte irregular provocou acúmulo de água, mau cheiro, sujeira e risco sanitário para os moradores da região.
A administração municipal ressaltou que a demanda chegou por meio de reclamações da população e mobilização de lideranças locais. Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Lindomar Guida, houve ações para conter os impactos e solucionar o problema. “O município foi procurado pelos moradores e, imediatamente, mobilizamos nossas equipes em conjunto com outras secretarias para atuar no local. Iniciamos o bloqueio das saídas irregulares que estavam despejando resíduos na via pública para conter o problema e permitir que a água acumulada seque. Paralelamente, também vamos executar as intervenções necessárias para corrigir o acúmulo de água e restabelecer as condições adequadas do local”, explicou.
Não foi informado se foi aplicada notificação aos envolvidos no descarte ilegal. A Vigilância em Saúde reforça que bocas de lobo e redes de drenagem pluvial não são estruturas destinadas ao descarte de esgoto doméstico. O lançamento inadequado representa risco à saúde pública, favorecendo a proliferação de insetos, larvas e vetores de doenças, como a dengue. Durante a fiscalização, foram identificados indícios de contaminação no local, incluindo resíduos orgânicos e condições favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da dengue. Equipes de endemias também foram acionadas para atuar preventivamente, detalhou a prefeitura, por meio da assessoria.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


