PUBLICIDADE

Sinop atinge quase 17% do público-alvo em vacinação contra a Influenza em 20 dias

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria de Saúde informou que alcançou 16,9% do público-alvo prioritário com aplicações de doses contra o vírus da influenza. O município iniciou a fase de imunização no dia 1º de abril e já aplicou mais de 7,4 mil doses. A população-alvo, ou seja, o público determinado para os grupos prioritários, segundo o Ministério da Saúde, é de 43,8 mil pessoas em Sinop. Cada cidadão recebe apenas uma dose. A vacina é aplicada apenas em bebês com idade igual ou superior a 6 meses. Para o coordenador de imunização, João Breganó, a agilidade na cobertura vacinal está relacionada às ações descentralizadas.

Neste último final de semana, o setor de imunização realizou uma ação em parceria com o shopping, onde mais de 120 pessoas foram vacinadas. A ação aconteceu das 14h às 20h, sem interrupção, em um local de fácil acesso a toda a população.

Para receber uma dose de imunizante, tanto contra a influenza quanto contra qualquer outra doença, a pessoa precisa apenas apresentar um documento oficial com foto, CPF e caderneta de vacinação. As vacinas que estiverem em atraso podem ser atualizadas no momento, pois a equipe está à disposição para regularizar o cartão de vacinas.

Segundo a cartilha do Ministério da Saúde, os grupos prioritários para vacinacao contra a influenza são definidos da seguinte maneira e em ordem de prioridade, considerando a predisposição a complicações graves da doença: Grupo 1 – Crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes em qualquer idade gestacional; e idosos com 60 anos ou mais, comprovado mediante documento pessoal; Grupo 2 – Puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Número de casas com carros cresce 10% em Mato Grosso, aponta IBGE

No ano passado, 57,1% das casas mato-grossenses possuíam carros...

Morre criança vítima de meningite em Sinop, confirma secretaria

A secretaria municipal de Saúde confirmou a morte da...
PUBLICIDADE