PUBLICIDADE

Mais de 790 estudantes são atendidos pelo programa “Anjos da Escola” em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O programa Anjos da Escola tem garantido atendimento psicológico, psicopedagógico, nutricional e serviço social a estudantes da rede municipal que possuem alguma dificuldade biopsicossocial que compromete o seu aprendizado. Somente neste ano foram realizados 794 atendimentos, voltados à promoção do bem-estar e ao fortalecimento do desenvolvimento escolar dos alunos. Ao todo, 236 alunos receberam atendimento psicológico, 259 acompanhamentos psicopedagógicos, 248 orientações nutricionais e 163 foram atendidos pelo serviço social.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, destacou que o projeto foi criado há mais de 10 anos vem “cumprindo seu papel social de acolhimento e direcionamento das demandas relacionadas ao aprendizado e ao desenvolvimento infantil. O fortalecimento dos serviços ofertados, aliado ao comprometimento dos profissionais que atuam no programa, o torna essencial para o aprimoramento da aprendizagem dos nossos estudantes.”

Para a coordenadora do programa e neuropsicóloga, Carol Manginelli, o Anjos da Escola é indispensável para o município. “O programa é essencial porque promove a identificação precoce e a intervenção adequada, permitindo reconhecer sinais de alerta relacionados aos transtornos do desenvolvimento e da aprendizagem, que impactam diretamente o desenvolvimento global da criança. Além disso, contribui para reduzir a sobrecarga da rede de saúde, fortalecer a inclusão escolar e diminuir a evasão.”

As principais demandas encaminhadas ao programa estão relacionadas à investigação de transtornos de neurodesenvolvimento como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), deficiência intelectual, disfunção comportamental e infrequência escolar. “Nós percebemos um aumento nos encaminhamentos em comparação aos anos anteriores, mas isso é comum, principalmente porque as escolas da rede municipal têm recebido formações contínuas sobre desenvolvimento infantil e transtornos. Com isso, os profissionais de educação desenvolvem um olhar mais atento para o que é esperado para cada idade e conseguem identificar com mais precisão situações que estão em desacordo, seja no aprendizado, no comportamento ou no desenvolvimento das crianças”, explica a coordenadora, Carol Manginelli.

Além de oferecer atendimento direto, os profissionais do Anjos da Escola prestam também apoio técnico a professores e gestores, ajudando-os a promover uma inclusão escolar mais acolhedora para as crianças atendidas. Essa atuação resulta em ganhos no desempenho acadêmico e no desenvolvimento socioemocional dos estudantes, bem como na redução dos casos de infrequência escolar. 

O programa também oferece uma escuta qualificada, com orientação técnica e acompanhamento às famílias dos alunos atendidos. Dessa forma, fortalece o vínculo entre escola e os responsáveis. O trabalho realizado pelos profissionais do programa Anjos da Escola reflete o compromisso da gestão municipal e da Secretaria de Educação em garantir que cada estudante receba o suporte necessário para se desenvolver plenamente, bem como um ambiente escolar inclusivo e acolhedor, que promova o aprendizado e o bem-estar de todos os alunos.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Serpente avistada na entrada de residência em Alta Floresta é capturada pelos bombeiros

O exemplar de jiboia-constritora (Boa constrictor) com cerca de...

Politec conclui mais de 70 mil laudos durante 11 meses em Mato Grosso

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) entregou mais...
PUBLICIDADE