PUBLICIDADE

Morador resgata “periquitão-maracanã” ferido em área urbana no Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: divulgação)

A fêmea de maitaca-verde (Pionus maximiliani), também conhecida como periquitão-maracanã, foi entregue aos cuidados do Corpo de Bombeiros, ontem, no quartel. O morador que fez o resgate relatou que avistou o animal caído no quintal e, aparentemente, ferido.

Em avaliação inicial, os militares constataram que uma das asas havia sido lesionada, mas as causas não foram apuradas. O animal foi acondicionado em recipiente adequado e encaminhado para técnicos da Diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema, que prosseguirá com os trabalhos de reabilitação.

Segundo dados do ministério do Meio Ambiente, a espécie é considerada uma das aves mais comuns na fauna brasileira. Tendo um papel vital na natureza, as maritacas consomem e fazem a dispersão das sementes de frutos por áreas distantes, auxiliando nos processos de reflorestamento natural.

Entre seus habitats regulares, estão áreas localizadas em florestas úmidas até savanas e áreas cultivadas. Elas ainda integram o grupos de pássaros sociáveis, podendo voar em bandos de 6 a 8 indivíduos. Durante épocas de fartura, quando a comida chega a níveis abundantes, reúnem-se cerca de 50 indivíduos.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Passageira menor de idade será indenizada por atraso de 9 horas em voo em Mato Grosso

Uma passageira menor de idade deverá receber indenização por...

Unemat apresenta na COP 30 ações e soluções climáticas desenvolvidas

A reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso, Vera...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso sobe

O boi gordo à prazo, ficou cotado, na semana...
PUBLICIDADE