O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) aprovou, em sua última sessão de 2025, a criação de novos cursos de graduação e pós-graduação, ampliando a oferta de ensino superior no estado.
Foram aprovados os projetos pedagógicos do curso de Artes Visuais a distância e das turmas especiais de oferta única de Agronomia em Alto Araguaia e Vila Rica, de Direito em Brasnorte, de Gestão de Turismo em São Félix do Araguaia e de Pedagogia em Luciara. O curso de Tecnologia em Gestão e Inovação em Agronegócio, de Tangará da Serra, teve sua readequação aprovada e passará a se chamar curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.
Na pós-graduação, os conselheiros autorizaram a criação de cinco especializações lato sensu a distância: Alfabetização e Letramento, Gestão Escolar, Gestão Pública, Psicopedagogia e Saberes e Práticas na Educação Infantil. Também foi ratificada a criação do MBA em Formação de Lideranças Femininas, parte do Programa Institucional de Qualificação Funcional da Unemat. As inscrições para o MBA estão abertas para servidoras da Unemat e da Faespe.
A sessão, realizada em Cáceres, também tratou de outros temas importantes. O plenário discutiu e aprovou a resolução sobre os trabalhos de conclusão de curso (TCC) e formou uma Comissão Especial para regulamentar o uso de inteligências artificiais no âmbito acadêmico, com representantes de discentes, docentes e técnicos.
Além disso, os conselheiros alteraram a resolução sobre a política de ações afirmativas. A mudança define que candidatos às cotas para negros, PCDs ou indígenas que não tiverem a autodeclaração ratificada permanecem no processo seletivo, sendo reclassificados nas vagas destinadas aos demais estudantes de escola pública.
Foram aprovadas ainda alterações nas políticas de qualificação de servidores, que agora preveem a possibilidade de suspensão da licença-qualificação em casos de licença-saúde, licença-maternidade e nomeação para função de confiança.
Durante a sessão, os pró-reitores prestaram informes aos conselheiros, com o pró-reitor Everton Nascimento detalhando as ações de Extensão e Cultura da Universidade.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


