Araguainha (469 km de Cuiabá) é o único município brasileiro a ter 100% dos seus eleitores cadastrados junto à Justiça Eleitoral. A menor cidade mato-grossense alcançou esse feito, ontem, após localizar e regularizar a situação de duas eleitoras que possuíam domicílio eleitoral no município, mas residiam em outras cidades. Agora, todos os 1.225 eleitores aptos a votar estão com a coleta biométrica em dia.
A eleitora Karine Ferreira da Silva foi a última a realizar o cadastramento biométrico. Ela havia passado um período fora de Araguainha, residindo provisoriamente em Mineiros (GO), a 156 km de distância, para tratamento de saúde. Atualmente, mora em Tesouro, a 188 km de Araguainha. Sua situação eleitoral foi atualizada com a mudança de domicílio para a nova cidade. Enquanto a regularização não era concluída, o cartório manteve contato telefônico permanente com a eleitora.
Vitória Fernandes foi a penúltima eleitora localizada pela Justiça Eleitoral. Embora mantivesse domicílio em Araguainha, vivia e trabalhava em outra região — primeiro em uma fazenda em Barra do Garças e, posteriormente, em Rondonópolis. A regularização só foi concluída após ela retornar a Araguainha, ocasião em que servidores do cartório eleitoral percorreram 78 km, saindo de Alto Araguaia com o kit biométrico exclusivamente para coletar suas digitais e finalizar o procedimento.
“Deu trabalho, mas conseguimos. Temos muitas pessoas conhecidas e instituições parceiras que atuam em prefeituras, CRAS e órgãos de saúde, e que conhecem grande parte da população. Conversando aqui, ligando ali, acabamos chegando até o eleitorado, mantendo contato e incentivando a regularização junto ao cartório ou posto eleitoral. É preciso insistir — às vezes a pessoa não responde, mas tentamos outros caminhos e alternativas”, relatou o chefe do cartório da 8ª Zona Eleitoral, com sede em Alto Araguaia.
Atualmente, Mato Grosso possui 90,16% de cobertura biométrica, o que representa 249.197 eleitores cadastrados. Lançada em julho deste ano, a campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso, estabeleceu a meta de alcançar 98% de cadastramento biométrico no Estado até o final deste ano. Até o momento, dez municípios já atingiram ou ultrapassaram a meta: Araguainha, Ponte Branca, Vale de São Domingos, Planalto da Serra, Indiavaí, Ribeirãozinho, Torixoréu, Araguaiana, Alto Araguaia e Jangada.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.