PUBLICIDADE

Polícia desarticula esquema de lavagem de dinheiro e agiotagem em Mato Grosso; assessor em câmara preso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Polícia Civil deflagrou, hoje, a quinta fase da “Operação Eclipse”, que desvendou um sofisticado esquema de lavagem de capitais operado por um grupo criminoso atuante em Água Boa (639 km de Cuiabá), com ramificações Rondonópolis e Barra do Garças. Conforme as investigações, o grupo criminoso utilizava-se de uma empresa de ‘créditos’ de fachada para mascarar a prática de agiotagem e lavagem de dinheiro.

Foram cumpridas sete mandados busca e apreensão e sete de prisão preventiva, além de quatro medidas cautelares, sendo dois bloqueios de contas bancárias e dois sequestros de bens. Segundo a assessoria da Polícia Civil ao todo foram presas seis pessoas, dentre elas um assessor de vereador da Câmara de Rondonópolis. O nome dele não foi informado. Também houve apreensão em quantia de dinheiro em espécie, anotações de movimentações financeiras, aparelhos telefônicos e demais dispositivos que subsidiarão a continuidade das investigações.

As investigações, segundo a polícia, revelaram vasta rede de movimentações financeiras realizadas pelo grupo criminoso, voltadas à inserção e dissimulação de recursos ilícitos, principalmente provenientes do tráfico de drogas, no comércio local de diversos municípios de Mato Grosso. A polícia informou que a suposta empresa se apresentava como serviço de empréstimos a comerciantes, porém, na realidade, funcionava como mecanismo de infiltração de capitais ilícitos, mediante cobrança de juros usurários e pulverização de valores em contas de terceiros, dificultando o rastreamento e conferindo aparência de legalidade ao dinheiro da facção”.

“Essa investigação busca ir no eixo central que mantém esses grupos criminosos, que é a parte financeira. Nossa investigação apurou que uma parte do grupo agia como factoring, emprestando dinheiro nas praças, inclusive para comerciantes dos municípios alvos da operação”, explicou o delegado Bruno Gomes, através da assessoria.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Criminosos rendem três pessoas, roubam caminhonete e mais de R$ 50 mil em Sinop

A Polícia Militar foi acionada, hoje, após três pessoas...

Empresário alvo da operação Conductor que estava foragido é preso em MT

A Polícia Civil prendeu, ontem, um empresário, de 34...
PUBLICIDADE