A secretaria estadual de Saúde realizou, esta semana, um treinamento sobre prevenção, controle e identificação de aranhas e escorpiões voltado para profissionais da Vigilância em Saúde dos municípios atendidos pelos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) de Tangará da Serra e Diamantino. O treinamento tratou de temas como epidemiologia, taxonomia, morfofisiologia, identificação e contenção desses animais, além de estratégias de vigilância e monitoramento ambiental.
Participaram 20 servidores das prefeituras de Barra do Bugres, Campo Novo dos Parecis, Denise, Diamantino, Nova Marilândia, Sapezal, Rosário Oeste, São José do Rio Claro, Porto Estrela e Tangará da Serra, além de técnicos do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei). Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Marlene Barros, a capacitação é uma das frentes da campanha desenvolvida durante setembro para aprimorar as competências e garantir uma atuação mais eficaz na prevenção de acidentes por animais peçonhentos.
“A qualificação das equipes da Vigilância em Saúde é essencial para fortalecer as estratégias de prevenção e o controle de acidentes por animais peçonhentos, minimizando os impactos à saúde da população e garantindo uma resposta mais eficaz frente a esses eventos”, explicou a coordenadora. Conforme Marlene, a ação visa não apenas melhorar o conhecimento técnico dos profissionais da área, mas também ampliar o monitoramento ambiental, fundamental para a prevenção de acidentes em diferentes contextos e comunidades.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.