Dos 310 acadêmicos que ingressaram nos cursos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop, e que deveriam colar grau no segundo semestre deste ano, apenas 102 irão receber o “canudo”. Os dados são da secretaria acadêmica da instituição e mostram que dois terços não chegam a se formar com a turma na qual ingressaram.
Administração, que teve 50 ingressantes em 2010, chegou ao final com apenas dez acadêmicos. Em seguida vem Ciências Econômicas, com 50 vagas iniciais e 11 formandos e Matemática, com 40 vagas e três concluintes. Os cursos com maior número de graduados são Letras e Pedagogia, cada um com 19. O levantamento não levou em conta o curso de Engenharia Elétrica, que ainda não teve nenhuma turma formada.
Este dado não reflete a desistência e sim que os acadêmicos, algumas vezes, demoram mais tempo na universidade para se formarem.
Já no quesito desistência, os dados apontam que 25% largam os cursos ainda no primeiro semestre. De 322 alunos que ingressaram, 80 desistiram de chegar ao segundo semestre. Os cursos com maior número desistentes no primeiro semestre deste ano foram Ciências Econômicas (15), Administração (14) e Ciências Contábeis (14). Engenharia Civil, com apenas uma desistência, é o que teve menos abstenções.
O supervisor de apoio acadêmico, Reginaldo Lopes Alencar, explica que as causas de desistências são muito variáveis. “Geralmente acontece pela dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos. Em cursos matutinos isso é mais frequente. Normalmente o aluno se matricula e desiste quando aparece uma oportunidade de emprego. Em cursos de exatas, como Matemática, falta base e isso é até uma questão nacional”.
A Unemat de Sinop tem 2,2 mil alunos em nove cursos, além de dois cursos de extensão em Sorriso. Por enquanto não há previsão de novos cursos.
(Atualizada às 10h 11/09)