A candidata a vice-governadora, Teté Bezerra (PMDB), apresentou o Plano de Metas de políticas públicas para mulheres da coligação por “Amor à Nossa Gente”, que tem Lúdio Cabral (PT) como candidato ao governo, durante reunião aberta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso, ontem à noite, em Cuiabá.
Como única mulher a participar da eleição majoritária em Mato Grosso, ela elencou o compromisso assumido com os direitos e emancipação das mulheres e informou que o projeto do Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres de Mato grosso apresentado pelo Conselho será incorporado ao Plano de Governo.
“Nosso projeto tem compromisso definitivo de partilhar o poder com as mulheres”, afirmou Teté ao elencar que uma das metas do governo Lúdio Cabral é destinar, no mínimo, 1/3 dos cargos de comando das secretarias de Estado para mulheres a partir do critério de capacidade técnica, sensibilidade humana e comprometimento com as pessoas.
Entre as metas de governo para garantia aos direitos das mulheres, em especial à saúde, à geração de renda e ação enérgica de combate a violência contra mulher, a candidata defendeu a transversalidade das políticas públicas e apontou metas do programa de governo como a construção do Hospital Materno Infantil em Cuiabá para ser referência no atendimento às mães e às crianças, fortalecimento da rede cegonha, aumento da cobertura e qualificação das equipes da saúde da família e a universalização do acesso das mulheres aos exames de câncer de colo do útero e de mama.
É prioridade também segundo o Plano de Metas do governo Lúdio, o fortalecimento e a criação de novas delegacias especializadas em defesa da mulher, com efetivos qualificados e preparados, programas de alfabetização, formação continuada, técnica e profissionalizante e de geração de emprego e renda com prioridade para mulheres, na cidade e no campo, bem como priorizar as mulheres na titularidade de lotes e casas em programas de habitação popular. Outro compromisso é a estruturação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e o diálogo permanente com a população e com órgãos de controle social.
“Compromisso com as pessoas não pode ser discurso. Candidatura tem que ter propostas, tem que ter respeito e coragem para dialogar com todos”, afirmou Teté.
Também participaram do encontro a esposa de Lúdio, psicóloga Ana Regina Ribeiro, e a esposa de Wellington Fagundes, Mariene Fagundes.