PUBLICIDADE

Sinop: prefeitura decreta aumento do número de alunos por sala de aula; Sintep critica

PUBLICIDADE

O prefeito Juarez Costa (PMDB) e a secretária de Educação, Gisele Faria de Oliveira, decidiram aumentar o número de alunos por salas de aulas. A medida promoveu alterações na instrução normativa que entrou em vigor em dezembro do ano passado para estabelecer as regras sobre o regime de trabalho e a composição das turmas nas unidades educativas de ensino fundamental na rede de Sinop.

Com a alteração, serão permitidos 26 alunos por cada sala de 1º ano e não mais 25, como era anteriormente. Salas de 2º e 3º anos poderão ter até 28 alunos, ao invés de 25. As turmas de 4º, 5º e 6º anos passarão de 30 para 32 alunos. Por fim, para as salas de 7º, 8º e 9º não houve alterações e o máximo permitido continua sendo de 35 estudantes. A prefeitura manteve a determinação de exigir um espaço físico mínimo de 1,2 metros quadrados por aluno.

O diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), sub-sede de Sinop, Valdeir Pereira, criticou a decisão da prefeitura e disse que a medida não foi discutida. “Foi decidido dentro do gabinete do prefeito. O Conselho Municipal de Educação também não foi comunicado. É uma forma de suprir a ausência de políticas públicas que garantam as vagas dos alunos. Não temos um levantamento exato, mas calculamos que esta manobra deve garantir a matrícula de, aproximadamente, 1 mil alunos”, afirmou, ao Só Notícias.

O novo decreto já está em vigor. De acordo com o último censo escolar, 12,7 mil alunos estão matriculados na rede municipal de ensino de Sinop. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Seduc seleciona 50 escolas para etapa estadual de conferência ambiental; 7 no Nortão

A secretaria estadual de Educação (Seduc-MT) divulgou hoje a...

Mato Grosso tem 1,5 mil vagas para o Fies

Os estudantes da rede estadual interessados em fazer curso...
PUBLICIDADE